Além de possibilitar a irrigação, açude Faé ajuda no abastecimento humano de Quixelô - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Além de possibilitar a irrigação, açude Faé ajuda no abastecimento humano de Quixelô

 

Atualmente com 100% da capacidade, as comunidades do entorno do açude podem usar as águas do Faé para reforçar o abastecimento local, abastecer sistema de poços e auxiliar nas atividades produtivas

Os moradores do Sítio Carnaubinha, na zona rural do Município de Quixelô, realizaram um sonho antigo em 2004: a garantia do abastecimento. Para realização desse sonho, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) construiu o açude Faé, que ajuda no abastecimento humano de várias vilas da cidade e ainda possibilita a implantação de projetos de irrigação.

A barragem, que tem capacidade para acumular 23,4 milhões de metros cúbicos, foi concluída após o período de chuvas de 2004. Atualmente o açude se encontra com 100% de sua capacidade, sendo um dos açudes a sangrar no ano de 2021.

Esperança para agricultores

Desde o ano de 2012 sem reunir condições para liberação de água, o Açude Faé, no município de Quixelô, reativou sua operação em 2020 e atendendo as demandas das comunidades ribeirinhas do entorno do açude. A liberação de água atendeu a decisão do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e da Comisão Gestora do reservatório.

O volume de chuvas de 2020 foi essencial para a recuperação parcial do Faé, que chegou a registrar volume de 70% em relação a capacidade total de armazenamento. Simulações de esvaziamento e demais dados de monitoramento do reservatório foram apresentados pela Cogerh ao Comitê da Sub-Bacia do Alto Jaguaribe, durante processo de tomada de decisão da operação no reservatório daquele ano.

Hoje, as comunidades do entorno do açude podem usar as águas do Faé para reforçar o abastecimento local, abastecer sistema de poços e auxiliar nas atividades produtivas.


Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas