Unidade de Juazeiro do Norte é a segunda do Ceará em voluntários que doaram mais de 25 vezes - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 


sexta-feira, 26 de março de 2021

Unidade de Juazeiro do Norte é a segunda do Ceará em voluntários que doaram mais de 25 vezes

foto: Natássya Cybelly
Arte gráfica: Roberto Melo

 “Eu não perco uma chance de ajudar a salvar vidas”. Quem afirma é o voluntário Reginaldo Ferreira, doador regular no Hemoce de Juazeiro do Norte, unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Com 55 anos, o doador se dedica há 37 a salvar vidas com o gesto de solidariedade. Ao longo da trajetória, Reginaldo já realizou 65 doações e o compromisso regular faz dele um “Doador Mega Star” do Hemoce, equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).


Os hemocentros contam com programas de fidelidade para doadores regulares. Ao chegar ao número de 20 doações, os voluntários são reconhecidos como “Doador Cinco Estrelas”. A partir das 25 doações, o doador atinge o nível máximo de fidelização e se torna “Doador Mega Star”. Atualmente, 3.178 voluntários com mais de 25 doações em todo o Ceará. Em Fortaleza, 569 pessoas fazem parte deste grupo, seguido das unidades de Juazeiro do Norte (683), Crato (452), Sobral (222), Iguatu (160) e Quixadá (92).

Quem faz parte do programa recebe uma carteirinha exclusiva e um bóton personalizado do Hemoce. “Foi uma forma simbólica que o Hemoce encontrou para agradecer aqueles que são as verdadeiras estrelas do nosso compromisso em salvar vidas”, sublinha Edvânia Ferreira, coordenadora da captação de doadores do Hemoce da cidade do Cariri.

A unidade de Juazeiro do Norte é a que tem maior adesão ao programa “Doador Mega Star” no Interior — cerca de 20% dos voluntários cadastrados pela fidelização são de Juazeiro. “Isso nos mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes do seu papel social e que doar sangue é um gesto que pode ser repetido e incentivado com diversas vezes”, avalia Edvânia Ferreira, coordenadora da captação de doadores do Hemoce Juazeiro do Norte.

“Eu gosto de doar sangue e me sinto muito bem por isso. Estou sempre à disposição para ajudar e sempre incentivo os meus vizinhos, amigos e familiares a serem doadores também”, continua o voluntário Reginaldo Ferreira.

Vínculo com hemocentros

Assim como Reginaldo, o Hemoce de Juazeiro tem registrado 683 pessoas com mais de 25 doações. O voluntário Heromar Cavalcante é um deles. “Eu me sinto muito feliz sendo um doador Mega Star, porque trago como minha maior motivação ajudar o próximo. Por meio da doação, tento amenizar, de alguma forma, os problemas de saúde de quem precisa fazer a transfusão. Faço minha parte não só doando, mas também incentivando a todos”, conclui Cavalcante, que já soma 66 doações.

Além de ajudar a salvar vidas pela grande quantidade de doações que realizam, os doadores fidelizados tem um vínculo mais forte com os hemocentros e são convidados constantemente para participar de campanhas, eventos de integração e aprendizados promovidos pelo Hemoce. “A gente passa a conviver mais com quem doa regularmente e eles são grandes parceiros. Pelas experiências, se tornam exemplos e contribuem na captação de novos candidatos”, pontua Edvânia.

Seja um doador fidelizado

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do Hemoce.

Os doadores que moram em Juazeiro do Norte e cidades vizinhas podem doar sangue na unidade. Os candidatos devem agendar a doação pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones: (88) 3102.1169 / (88) 3102.1170 (WhatsApp).

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas