Quinze grupos e coletivos artísticos do Ceará foram selecionados para receber consultoria gratuita no campo da gestão cultural - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Quinze grupos e coletivos artísticos do Ceará foram selecionados para receber consultoria gratuita no campo da gestão cultural


 

Os grupos de Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Itapajé e Tianguá foram selecionados pela Agência de Futuros, da Plataforma Arte Urgente, que é resultado de ação da Lei Aldir Blanc e organizada pelo Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

Que artista, grupo ou coletivo de artes não gostaria de receber uma consultoria gratuita nas mais diversas áreas para o fortalecimento e sustentabilidade de suas iniciativas? Pois é o que vai acontecer com 15 grupos cearenses selecionados para participar da Agência de Futuros, um dos quatro eixos da Plataforma Arte Urgente, resultado de ação da Lei Aldir Blanc e organizada pelo Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

Os selecionados receberão atendimento personalizado para formulação, aprimoramento ou desenvolvimento de negócios, a partir da identificação de necessidades e prioridades específicas, a partir de consultores especializados que darão suporte técnico e de gestão. A consultoria e assessoria se estrutura com base nas áreas jurídica, contábil, administrativa, de comunicação, marketing, plano de negócios, recursos humanos e prestação de contas, visando o fortalecimento e a sustentabilidade, para a potencialização de seus negócios e ações no campo da cultura.

 

Destacados pela curadoria entre 75 inscritos de todo o estado, os selecionados são de Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Itapajé e Tianguá. Dos 15, oito são da área musical, cinco das artes cênicas (teatro, circo, dança) e dois de performance.

 

 

Da MÚSICA

 

Berlim Tropical (Fortaleza)

Desenvolve trabalhos de música, performance e produção musical.

 

Erivan Produtos do Morro (Fortaleza)

Desenvolve trabalho de produção musical e audiovisual; produção de festivais de pequeno porte; formação artística e assessoria de comunicação e marketing para artistas iniciantes; registro, lançamento e distribuição de fonogramas.

 

Instituto Sons da Vila – banda de pífanos de Aquiraz
Atua na área do ensino de pífano, violão, percussão e musicalização.

 

Keyliane Cristian (Fortaleza)

Cantora, musicista, professora de música e artes, gestora de projeto social e produtora cultural.

 

Lucila de Sousa Bezerra Lia Maia (Caucaia)

Cantora e compositora, atuante com samba de roda.

 

Luiza Nobel (Fortaleza)

Cantora com atuação em shows, espetáculos, lives e produção de eventos culturais com música.

 

NegraZúmbida (Fortaleza)

Projeto de Roberta Kaya, orientadora de técnica vocal, cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Idealiza experiências sonoras empíricas, propõe um mapeamento da sonoridade que a cidade de Fortaleza produz.

 

Os Bardos (Tianguá)

Conjunto de multilinguagens artísticas do interior do Ceará, com atuação em todo o estado.

 

Das ARTES CÊNICAS

 

Bando somos todas Marias (Fortaleza)

Prática cultural enquanto política de redução de danos sociais, educação social enquanto prática de direitos humanos; articulação comunitária.

 

ColetivaCENA (Fortaleza)

Idealizadora da Plataforma ColetivaCena, um espaço voltado para a reflexão e discussão sobre produções artístico-culturais de Fortaleza.

 

Companhia de Dança de Itapajé

Coletivo independente que atua há nove anos desenvolvendo atividades de formação, criação e pesquisa em dança no município de Itapajé.

 

Plataforma Afrontamento (Fortaleza)

Artes visuais, dança, vídeodança e processos imersivos em arte-tecnologia e arte sonora. Realiza trabalhos com ênfase nos direitos humanos, periferia e juventude negra.

 

Podcast Rádio Galhofo (Grupo Galhofo) (Fortaleza)

Realiza criações teatrais e musicais para a infância, EPs musicais, produção de eventos culturais e animação e recreação em eventos.

 

Da PERFORMANCE

 

Régis Luiz Câmara Amora (Fortaleza)

Artes visuais, produção cultural, produção cultural voltadas para artes performativas, com foco em protagonismo de artistas LGBTQIA+.

 

Coletivo Festival do Passinho (Caucaia)

Realiza ações voltadas às danças urbanas e performances, com ênfase em dar oportunidades a novos estilos de dança e passinho.

 

Organizada pelo Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos viabilizados por meio da Lei Aldir Blanc, a Plataforma Arte Urgente conta com quatro linhas de ação com diversas atividades: Ateliês de Criação, com montagem artística e cursos de formação técnica; Janelas Formativas, com cursos livres abertos ao público geral; Agência de Futuros, com formação e assessoria para artistas e empreendedores da Cultura; e Coleção de Saberes, voltado para publicação de pesquisas.  Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, conta com a realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE); produção executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e apoio institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

 


Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira


 

IMAGENS

Luiza Nobel: https://www.youtube.com/watch?v=_Yggxb_d3DQ

Erivan Produtos do Morro: https://www.youtube.com/watch?v=rkxCHReb_js

Companhia de Dança de Itapajé: https://www.youtube.com/watch?v=Ub1dzlKUETI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


 

Páginas