Centro de manejo traz inovações para pequeno pecuarista em Sobral - Portal de Notícias CE

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Centro de manejo traz inovações para pequeno pecuarista em Sobral

Imagem: Ematerce Sobral

 A propriedade São José, no distrito de Patriarca, município de Sobral-CE, tinha sua produção voltada exclusivamente para a pecuária bovina de leite. Com a finalidade de diversificar a fonte de renda, o produtor César Ferreira Andrade, assistido pelo escritório local da Ematerce, está mudando sua atividade para a criação de gado de corte. Com isso, está concluindo a construção de um moderno centro de manejo, com um brete e quatro currais, para facilitar o trato dos animais.


Numa propriedade que tem animais bovinos de corte, os brete e currais facilitam o manejo dos animais, influenciando diretamente na produtividade e na saúde dos animais, explica Raquel Carvalho. A zootecnista da Ematerce explica da eficiência das instalações rurais vai depender da construção e manutenção e, por isso, o produtor foi orientado na escolha do tipo das instalações levando em consideração, principalmente, os custos, a durabilidade e a funcionalidade.

O centro de manejo foi construído com recursos próprios e tem quatro repartições, com capacidade total de 160 animais. O brete está sendo construído de madeira de lei, enquanto o piso será de cimento. O brete está localizado na parte interna do curral, em local coberto. Para a Ematerce, o centro de manejo é de grande importância também para a prática de inseminação artificial, que está sendo feita na fazenda São José, em suas matrizes leiteiras.

Atualmente, o plantel de bovinos leiteiros na fazenda São José é de oito fêmeas com produção diária leiteira vendida diretamente em Sobral. O gado de engorda é vendido para os abatedouros oficiais da sede do município, afirma o gerente e vaqueiro da propriedade, Benedito Daniel Duarte, e hoje as vendas e os preços são promissores.

Fonte: SDA (Ematerce) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas