Regiões mais ao norte do Ceará apresentarão maiores condições de chuva até sexta-feira, indica previsão do tempo - Portal de Notícias CE

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Regiões mais ao norte do Ceará apresentarão maiores condições de chuva até sexta-feira, indica previsão do tempo

(FOTO: Sávio Sampaio)

 O Ceará segue com condições de chuva e deverá permanecer assim até, pelo menos, a próxima sexta-feira (6), de acordo com previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos na tarde desta quarta (4).


Entre a tarde e noite de hoje, todas as macrorregiões apresentam possibilidade de precipitações, isto é, de 5 a 20% da área de cada uma delas, o que reforça que nem todos os municípios estão susceptíveis. Os principais acumulados até o fim desta quarta deverão se concentrar no oeste/noroeste do estado, além do Cariri.

Para amanhã, dia 5 de novembro, a expectativa é o centro-norte tenha registros de chuva, principalmente entre madrugada e manhã. Ao longo do dia, o território apresentará céu parcialmente nublado.

Por fim, na próxima sexta, a Funceme indica possibilidade de chuva no Maciço de Baturité, nos litorais de Fortaleza e Pecém.

Todo este cenário favorável a precipitações se dá pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nuvens com orientação noroeste-sudeste, indo da da região amazônica até o sudeste do Brasil, além da presença de um Sistema Frontal ao sul da Bahia.

‘Tempo abafado’

Com a presença maior de nuvens sobre o território cearense a redução da velocidade dos ventos, é comum o tradicional ‘tempo abafado’. Mesmo que ainda haja, nos próximas 72 horas, chances de rajadas variando entre 27 e 37 km/h, a sensação de calor manterar-se firme.

“O vento retira calor da nossa pele, facilita a evaporação do suor. A sensação de calor diminui, então, aquela sensação de ‘abafado’ fica menos intensa. É mais ou menos o que acontece quando a gente usa o ventilador para refrescar o nosso corpo”, explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. 



No Ceará, novembro é um mês tipicamente quente. As temperaturas máximas médias passam dos 30ºC em todo o estado, conforme as normais climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sobral é quem possui a maior: 36,5°C.

Apesar das precipitações do começo do mês, novembro tem um média baixa para chuvas. De acordo com a Funceme, a normal é de 31,6 milímetros.

Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas