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quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Alimentação e hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer de mama em 30%

Fotos: Thiara Montefusco

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa para 2020 é de 66.280 novos casos. Diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da doença, como obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e alimentos ultra processados, casos de câncer de mama e de ovário na família, uso de contraceptivos e idade. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. 

Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido na fase inicial a partir dos seguintes sintomas: nódulo (caroço) fixo, pele da mama avermelhada ou com aspecto de “casca de laranja”, alterações no mamilo, pequenos caroços nas axilas ou pescoço, saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. O tratamento dependerá da fase ao qual o câncer se encontra e do tipo de tumor.

Os meios mais eficazes para a detecção precoce de câncer de mama são o exame clínico de mamas (ECM) e a mamografia. Além disso, a mulher deve estar atenta ao exame de toque/auto-exame, processo rápido e simples que pode ser realizado até no próprio banho, mensalmente, entre o sétimo e o décimo dia após a menstruação. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como prática regular de atividade física e consumo de alimentos saudáveis, mantendo assim o peso corporal adequado. A dieta pode ser tanto promotora quanto protetora no desenvolvimento da neoplasia mamária.

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, podem ajudar a prevenir o câncer de mama, o retorno da doença e o desenvolvimento de outros tipos de cânceres, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Outros alimentos considerados protetores em relação ao desenvolvimento do câncer de mama são: frutas, vinho tinto, suco de uva, peixes, azeite de oliva, soja e derivados.

Arroz com feijão é uma ótima combinação. É saudável, acessível, gostosa e traz à mesa uma mistura essencial de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Existem diversos tipos de leguminosas que podem ser incorporadas ao dia a dia, tais como feijão carioquinha, feijão preto, feijão manteiga e de corda, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Outros cereais comuns no nosso País são aveia, trigo e milho, que devem fazer parte da rotina alimentar.

No Brasil há uma enorme diversidade de frutas regionais e da época, que podem ser adquiridas por um preço mais acessível, tais como açaí, cupuaçu, caju, seriguela, graviola, jabuticaba, murici, jenipapo, abacate, banana, jaca, goiaba, pitanga e uva. Nozes, avelãs, castanhas, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, pistaches e amêndoas, também possuem nutrientes importantes na prevenção do câncer. Sementes de girassol, abóbora, gergelim e amendoim também fazem parte desse grupo de alimentos protetores.

  

Na Ceasa-CE sempre há ofertas no setor de frutas e legumes, como por exemplo, o caju, que atualmente está custando R$ 1,60 o quilo, o chuchu por R$ 1,20 o quilo, a beterraba R$ 2,00 o quilo e a uva Itália R$ 6,00 o quilo. Segundo Débora Melo, nutricionista do Programa Mais Nutrição, do governo do Ceará, “não podemos atribuir o poder de cura a nenhum alimento. Porém, a alimentação deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores. Quanto mais colorida a sua refeição, melhor!”

O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma excelente e confiável fonte de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável, disponível de forma gratuita na internet, através do link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Fonte: SDA

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