Em 24 horas, Corpo de Bombeiros atende a 19 ocorrências de incêndio em vegetação, em Sobral - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Em 24 horas, Corpo de Bombeiros atende a 19 ocorrências de incêndio em vegetação, em Sobral

 


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral), em 24 horas, durante o serviço do dia 13 para 14 de agosto, atendeu a 17 ocorrências de incêndio em vegetação e 02 ocorrências de incêndio em monturo na cidade de Sobral. Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Ao todo foram utilizados cerca de 80 mil litros de água, além de material de sapa (abafadores, pás e enxadas), bombas costais e soprovarredor e muita disposição da guarnição de serviço.

Ocorrências incêndio em vegetação e monturo (fogo em lixo) do serviço do dia 13 para 14 de agosto de 2020:

Incêndio em vegetação

✅  Rua Lindolfo de Sousa Albuquerque, Bairro Pedrinhas.
✅  Assentamento Oiticica, Aracatiaçu.
✅  Rua da Consolação, Bairro parque Silvana I.
✅  Fazenda Bom Futuro, estrada que liga Sobral a Groaíras.
✅  Estrada que liga Sobral a Jordão.
✅  Avenida Jules Soares Barreira, Bairro COHAB 02.
✅  Rua Monsenhor Aloísio Pinto, Bairro conjunto Santo Antônio.
✅  Jatobá II, Bairro COHAB II.
✅  Localidades de Patos.
✅  CE que liga Sobral a Santana.
✅  Estrada de Cariré.
✅  CE que liga Sobral a Santana.
✅  Localidade de Patos
✅  Estrada que liga Salgado dos Machados e Groaíras.
✅  Rua Padre Cicero, Jaibaras.
✅  AV John Sanford, Bairro Junco.
✅  Rua Maria da Conceição, Bairro Renato Parente.

Incêndio em monturo

✅ Rua Monte Alverne II, Bairro Derby.
✅ Rua Monsenhor Aluísio Pinto, Bairro Conjunto Santo Antônio.

Conforme o Tenente-Coronel Moraes, “o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, as queimadas na vegetação são mais propícias de acontecerem, enquanto que Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural, informa o Comandante da 1ºCia/3ºBBM – Quartel de Sobral.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o Major Mardens, Comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio de Sobral (CEPI – Sobral) sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar resto de cigarro ainda aceso ou qualquer outra fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo as estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

Também nesse ano, o Corpo de Bombeiros lançou a Operação Floresta Branca, com foco na prevenção. Nesses tempos de pandemia, como a corporação não pode fazer trabalho corpo a corpo com a população, todas as informações e alertas estão sendo feitos por outros canais, como as redes sociais.

Segundo o 1º Tenente Loreto, “nas zonas urbanas, o problema maior é com lixo e terrenos baldios, onde as pessoas costumam colocar fogo. É perigoso, pode afetar o sistema respiratório e piorar o estado de quem se trata de coronavírus em casa, por exemplo”, acrescenta Loreto. Se o lixo é um dos principais problemas nas zonas urbanas, nas zonas rurais é a prática de “limpeza de terreno” que acaba causando incêndios”, destacou o Especialista em Combate a Incêndio Florestal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Não queimar lixo em casa ou em terrenos, obedecer a coleta seletiva e, no caso de agricultores rurais, não limpar o terreno utilizando queimadas, são atitudes essenciais. “A gente precisa contar com o apoio da população. Não é só questão ambiental, mas também de educação, cultura. Nosso dever é proteger o meio ambiente”, encerra o tenente Loreto do Corpo de Bombeiros do Ceará.

A Guarnição de serviço foi composta pelo Tenente Azevedo, Subtenente Lúcio, Subtenente Crispim, Soldado Caetano e Soldado Arruda, na viatura Auto Bomba Tanque 45 (ABT 45), já a guarnição de reforço operacional foi composta pelo Tenente Ricardo, Subtenente Jairdson e Soldado Melquisedeque na viatura Auto Tanquie 18 (AT 18).

SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas