Aleitamento materno é tema de bate-papo ao vivo da Sesa - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Aleitamento materno é tema de bate-papo ao vivo da Sesa

Jeorge Farias - Arte Gráfica

A importância do aleitamento materno será o tema de uma transmissão ao vivo realizada nesta quarta-feira (5), no perfil oficial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no Instagram. A live contará com a participação da médica pediatra do ambulatório de aleitamento materno do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da rede estadual, Izabella Tamira.

Durante o bate-papo, a especialista vai esclarecer dúvidas dos seguidores sobre amamentação e destacar os benefícios associados ao aleitamento materno. “Já é cientificamente comprovado que o leite materno contribui muito para o desenvolvimento e o crescimento adequado da criança. Em relação à mãe, nós podemos destacar a proteção contra inúmeras doenças. O leite materno é a primeira imunização que o bebê vai receber. Portanto, é uma proteção extra contra várias doenças infecciosas com as quais a mulher possa ter tido contato”, pontua.

A live faz parte do projeto Saúde & Você, uma das ações estratégicas do Plano de Comunicação da Sesa. Neste mês, a campanha “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação no Brasil. A cor diz respeito ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Bancos de leite

O Governo do Estado, por meio da Sesa, realiza ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O Ceará é o primeiro do Nordeste em números de bancos de leite humano. Atualmente, o Estado tem nove bancos, 14 postos de coleta de leite materno e 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, todas certificadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Destas, seis ficam em hospitais da rede estadual: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Saiba como doar.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, reforça que o aleitamento é fundamental para a nutrição da criança e fortalece o vínculo familiar. “O aleitamento é a interação mais profunda entre a mãe e a criança. Durante o momento da amamentação, acontece a troca de olhares e esse contato visual favorece o afeto, a proximidade e ajuda no desenvolvimento cognitivo do bebê. Além disso, o ato traz benefícios para a saúde da mulher. Por isso, precisamos conscientizar as mães sobre essa prática e, assim, contribuir para que tenhamos crianças bem nutridas e saudáveis”, afirma.

Saúde & Você

A promoção à saúde e o estímulo ao autocuidado estão entre as ações da Sesa voltadas ao bem-estar da população cearense. Diante do alcance significativo das redes sociais, o projeto Saúde & Você nasce no Intagram (@saudeceara) da Secretaria com o propósito de levar informação de qualidade, a partir de uma linguagem simples e acessível, sobre temas relevantes na área da saúde.

Fonte: Governo do Estado do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas