Linguagens, Matemática e Ciências foram avaliadas positivamente
O currículo da Educação
brasileira foi destaque em áreas de Linguagens, Matemática e Ciências em
comparação com 18 países latino-americanos. A pesquisa foi apresentada pelo
Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE),
ligado à Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe da
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(OREALC/UNESCO Santiago).
O estudo apresentado nesta
terça-feira (28) pontuou que no currículo brasileiro a área das linguagens
apresenta predominância de uma abordagem comunicativa, concentrada no seu uso
em diferentes contextos, com ênfase no conteúdo voltado para compreensão e
leitura literal no 4º e 7º ano do ensino fundamental. O documento destaca,
ainda, que essa capacidade é alta em comparação com os países da América Latina
e do Caribe.
Contudo, o estudo aponta uma
baixa presença de conceitos vinculados às áreas de decodificação e de reflexão
e avaliação sobre os textos. Em relação à escrita, ressalta-se a ênfase no
conhecimento sobre o código e os processos envolvidos no ato de escrever.
Na área de leitura,
a pesquisa ressalta a ênfase na compreensão literal e inferencial, assim como
em estratégias de leitura.
Em Matemática,
o estudo concluiu que a maioria dos currículos das escolas brasileiras adere à
abordagem de resolução de problemas como um elemento fundamental no ensino e na
aprendizagem da disciplina para lidar com circunstâncias e desafios imprevistos
na vida cotidiana.
No campo das Ciências,
destaca-se a abordagem de alfabetização científica em um número significativo
dos currículos analisados o que, de acordo com a pesquisa, implica ir além da
transmissão do conhecimento científico.
A pesquisa do LLECE também
enfatizou conceitos relativos à educação para a cidadania mundial nos
currículos educacionais. Em relação ao currículo brasileiro, o relatório alerta
que há déficit de estudos sobre fraternidade, felicidade, empatia, equidade de
gênero e liberdade.
Sobre a pesquisa
O relatório apresentado pelo
Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação busca
responder “o que se espera que os estudantes da América Latina e do Caribe
aprendam?”
Para isso, foram investigadas as
prescrições curriculares para as áreas de Linguagens, Matemática e Ciências da
natureza, além da presença de temas relevantes para o desenvolvimento
sustentável, em conformidade com a “Agenda 2030”.
A publicação faz parte do Estudo
Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019, uma pesquisa em larga escala
que avalia e mede as conquistas de aprendizagem de estudantes na América Latina
e no Caribe. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação.
Nesta edição, os países
analisados pela pesquisa além do Brasil foram: Argentina, Bolívia, Chile,
Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México,
Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil