Pedrabranquense é um dos 13 servidores do Ministério da Saúde exonerados por Nelson Teich - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pedrabranquense é um dos 13 servidores do Ministério da Saúde exonerados por Nelson Teich

rodrigo

Nelson Teich, o novo ministro da Saúde,  exonerou pelo menos 13 servidores nesta quinta-feira (7). as trocas que segundo informações,  já estavam previstas desde a saída de Luiz Henrique Mandetta  do cargo de ministro.
Algumas mudanças foram feitas a pedido dos servidores e esvaziaram áreas estratégicas, como a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), que trata da gestão de postos de saúde, ambulatórios e atendimentos de "saúde da família", e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), responsável pela elaboração de diretrizes do governo federal sobre a resposta à Covid-19, incluindo medidas de isolamento social.

Foram exonerados da SVS Sônia Maria Feitosa Brito e Rodrigo Lins Frutuoso. Eles atuavam na pasta há mais de 10 anos e faziam parte da equipe de Wanderson Oliveira, secretário Nacional de Vigilância em Saúde. As demissões foram pedidas pelos próprios servidores. Oliveira também chegou a pedir para sair do governo nos últimos dias da gestão Mandetta, mas segue no órgão por solicitação de Teich.

Entre os exonerados nesta quinta, seis nomes atuavam na Saps. A pasta está sem secretário titular desde 30 de abril, quando o médico Erno Harzheim foi exonerado. Ele entrou no governo Jair Bolsonaro por indicação do médico João Gabbardo, que também deixou a pasta após a saída de Mandetta.

Rodrigo Lins Frutuoso, é natural de Pedra Branca, Sertão Central cearense, filho do casal de médicos Dr. Jurandi Frutuoso e Dra. Zélia Lins, possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB.

Ele atuava na Coordenação Geral de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.  Era também Ponto Focal Nacional da estratégia de Equipes Médicas de Emergência (EMT) - pelo Ministério da Saúde do Brasil. Membro convidado da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (RENEZIKA), pelo Ministério da Saúde do Brasil. Técnico do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, no período de 2007 a 2017. Atuou, ainda como Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento ao Aedes e Suas Consequências do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia/ Governo Federal - Brasil (2016 a 2017), articulando interinstitucionalmente as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. 

Possui experiência em saúde pública, com ênfase em prevenção e controle de doenças transmissíveis por vetores (Dengue, Chikungunya e Zika) e preparação e resposta às Emergências em Saúde Pública.

Portal de Notícias CE com informações da CNN Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas