Pesquisadores de Fortaleza desenvolvem sistema que monitora saúde de colmeias remotamente - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

quarta-feira, 11 de março de 2020

Pesquisadores de Fortaleza desenvolvem sistema que monitora saúde de colmeias remotamente

O Sm@rtbee pode coletar informações sobre temperatura, peso e umidade (Foto: Viktor Braga/UFC)

A criação de abelhas d
epende de cuidados de monitoramento por parte do apicultor: ele precisa estar atento a fatores como temperatura e umidade da colmeia, que deve estar saudável para a produção de mel e para que as abelhas possam realizar o serviço de polinização agrícola. Entretanto, a abertura da colmeia para verificação de seu estado, pelo apicultor, pode acabar interferindo na saúde dela.
Uma solução para esse problema estaria no monitoramento remoto, com o auxílio de sensores que fornecem informações sobre a colmeia sem que seja necessária sua abertura. É essa a ideia do Sm@rtbee, projeto que funciona em caráter experimental no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, desenvolvido pelo Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), em parceria com o Grupo de Pesquisa com Abelhas, do Departamento de Zootecnia ‒ ambos da Universidade Federal do Ceará.
Com a instalação de uma placa com sensores capazes de captar dados de temperatura, umidade e peso de cada colmeia, o Sm@rtbee permite o monitoramento a partir de um aplicativo de celular, que pode ser utilizado pelo apicultor sem que ele precise se deslocar ao local das colônias. As informações possibilitam interpretar o estado atual delas, dando ao apicultor a chance de atuar de forma preventiva ou de corrigir possíveis problemas.
Veja mais detalhes em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas