Icó se torna centro das Artes Integradas do Ceará a partir de quarta (18) - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria



Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Icó se torna centro das Artes Integradas do Ceará a partir de quarta (18)


Programação de 18 a 30 de dezembro movimentará mais de 150 atrações em 10 locais no Município de Icó para um público esperado de 50 mil pessoas.

Doze dias, tardes e noites intensas de música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual, patrimônio e literatura, além do social e meio ambiente. Estes elementos estarão reunidos a partir da próxima quarta-feira (18), na abertura do 9º Festival Nacional Icozeiro - IX Festival da Cultura Icoense, evento que segue até dia 30 de dezembro.

O evento gratuito de artes integradas, realizado desde 2011 na mesma data, é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) e movimenta, 2m 2019, cerca de 80 apoiadores e parceiros, que unidos constroem um dos maiores eventos gratuitos de artes integradas do Ceará.

Artistas, fazedores culturais e integrantes da cadeia produtiva da Cultura estarão circulando em Icó em quase duas semanas de programação artística, formativa e de intercâmbio, que poderão ser vistas presencialmente ou assistida ao vivo pelas redes sociais, no segundo ano seguido.

Haverá programação especialmente no Centro Histórico da cidade tombada como Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN. Largo do Théberge, Teatro da Ribeira dos Icós (o mais antigo do Ceará), Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (antiga Casa de Câmara e Cadeia) e Casa de Cultura Mariinha Graça receberão programação.

Além deles, espaços da área comercial (Coluna da Hora), educacional (Escola Municipal Lourdes Costa), social (Ong Ajudador - Bairro Cidade de Deus), de saúde (Clínica Escola Univs) e distrito (Sítio Maia) irão integrar ações culturais e sociais descentralizadas.

Haverá ainda cerca de 20 exposições na Escola de Artes Canela Preta e no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, possibilitando ampliação e uso dos espaços destinado às artes visuais.

Toda a programação é gratuita e conta com dezenas de voluntários que aderem à causa cultural, que em 2018 ganhou, juntamente com a AMICÓ, o Selo de Responsabilidade Cultural da Secult-CE, e o Edital internacional IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo. Em 2019, foi finalista do Prêmio IPL Retratos da Leitura e do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN.

O nome "Icozeiro" advém de uma planta que abundava as cercanias do Icó e região semiárida, o Capparis Yco, ou Icozeiro, que por ser tóxica ao gado que estava foi extinta. A identificação busca reforçar os laços de identidade local e regional e o sentimento de pertencimento ao lugar, atrelando valores sociais, culturais, ambientais e éticos com a perspectiva da coletividade e do fazer cultural perene.

São parceiros do Icozeiro o Governo do Ceará, Prefeitura Municipal de Icó, SESC Iguatu, instituições culturais, sociais e sindicais, apologistas culturais e o Comércio local, através de recursos financeiros ou serviço. A programação está sujeita a alterações.


 Com informações da Ascom da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) e 9º Festival Nacional Icozeiro 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas