Jair Bolsonaro havia barrado projeto alegando despesa contrária ao interesse
público
público
O Congresso Nacional derrubou,
nesta quarta-feira (27), o veto do presidente Jair Bolsonaro à lei que obriga a
atuação de profissionais de psicologia
e de serviço
social nas escolas públicas, para atender aos estudantes da educação básica. Com a decisão, volta a
valer o texto do ex-deputado José Carlos Elias (PTB) aprovado pelo plenário da
Câmara, no mês de setembro. A nova norma será promulgada pela Presidência da
República e, se aprovada, o projeto deve entrar em vigor em 2020.
nesta quarta-feira (27), o veto do presidente Jair Bolsonaro à lei que obriga a
atuação de profissionais de psicologia
e de serviço
social nas escolas públicas, para atender aos estudantes da educação básica. Com a decisão, volta a
valer o texto do ex-deputado José Carlos Elias (PTB) aprovado pelo plenário da
Câmara, no mês de setembro. A nova norma será promulgada pela Presidência da
República e, se aprovada, o projeto deve entrar em vigor em 2020.
Em outubro, o presidente Jair
Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei 3.688/2000. À época do debate, o
presidente alegou que o projeto apresenta inconstitucionalidade e contrariedade
ao interesse público.
Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei 3.688/2000. À época do debate, o
presidente alegou que o projeto apresenta inconstitucionalidade e contrariedade
ao interesse público.
A atitude trouxe à tona o debate
acerca da importância desses profissionais para a orientação de jovens em
formação, não só acadêmica, mas comportamental e moral.
acerca da importância desses profissionais para a orientação de jovens em
formação, não só acadêmica, mas comportamental e moral.
De acordo com a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, 74% dos
estudantes da educação
básica “consideram importante” ter psicólogo na escola para atendê-los.
estudantes da educação
básica “consideram importante” ter psicólogo na escola para atendê-los.
Importância
A psicóloga Sabrina Filgueira
defende que o trabalho mútuo entre escolas, psicólogos e assistentes sociais tem
papel fundamental no processo de prestar ajuda aos alunos. “Para isso, pode promover
atividades dos mais diversos tipos que estimulem o vínculo, a troca de afeto e
a expressão do sentimento, além de fazer com que alunos criem espaço de transparência
e diálogo”, explica.
defende que o trabalho mútuo entre escolas, psicólogos e assistentes sociais tem
papel fundamental no processo de prestar ajuda aos alunos. “Para isso, pode promover
atividades dos mais diversos tipos que estimulem o vínculo, a troca de afeto e
a expressão do sentimento, além de fazer com que alunos criem espaço de transparência
e diálogo”, explica.
Para a psicóloga, a presença de
profissionais da saúde nas instituições de ensino também contribui para uma boa
educação, uma vez que possibilita a diminuição da violência nas escolas e redução
de casos de bullying, por exemplo.
profissionais da saúde nas instituições de ensino também contribui para uma boa
educação, uma vez que possibilita a diminuição da violência nas escolas e redução
de casos de bullying, por exemplo.
Dentre os principais benefícios
da atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas evidenciam-se:
da atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas evidenciam-se:
– Ajudam a conhecer os alunos;
– Auxiliam no processo de aprendizagem;
– Valorizam as diferenças individuais;
– Resolvem os conflitos;
– Identificam contextos de violência;
– Ajudam no desenvolvimento dos professores;
– Identificam métodos de ensino mais eficazes;
– Cuidam da saúde mental de alunos e professores;
– Orientam e aconselham;
– Apresentam novos caminhos para os princípios de avaliação.
Fonte: Brenda
Chérolet – Agência Educa Mais Brasil
Chérolet – Agência Educa Mais Brasil