Suspeita - Ônibus que seguia de São Paulo à Pedra Branca é interceptado e passageiros são vacinados contra o Sarampo - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




TV Portal

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Suspeita - Ônibus que seguia de São Paulo à Pedra Branca é interceptado e passageiros são vacinados contra o Sarampo

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil











Um alerta emitido a secretaria municipal da Saúde de Pedra Branca pela SESA -  Secretaria da Saúde do Ceará, deixou em estado de atenção os profissionais da saúde do município. 
Devido a um ônibus de passageiro que seguia  do estado de São Paulo, onde uma passageira gestante com suspeita de ter contraído sarampo, seguia para Pedra Branca.
O Alerta foi inicialmente emitido pela secretária da saúde do estado de São Paulo, após uma de suas pacientes,  que não vamos identificar, ter desobedecido a ordem médica de não viajar, pois a mesma estava com suspeita de ter contraído a doença.
Porém antes mesmo que o ônibus chegasse ao seu destino,  foi interceptado pelas autoridades no estado do Piaui, onde todos os passageiros tiveram que ser vacinados. Uma medida preventiva, tendo em vista a exposição ao possível vírus .

No final foi descoberto que a mulher seguia na verdade para a cidade de Mombaça em um ônibus que teria como ponto final a cidade de Pedra Branca.

A Informação foi confirmada a nossa reportagem pela senhora Socorrinha Azevedo   Coordenada da setor de Imunização de Pedra Branca.

DADOS DE SARAMPO

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na ultima sexta-feira (4/10).
Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.
Desde o início do ano, foram distribuídas 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de ‘dose zero’ a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. 

Portal de Notícias CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas