Corpo de Bombeiros resgata jovem de afogamento na Praia de Iracema, em Fortaleza - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 


quinta-feira, 8 de julho de 2021

Corpo de Bombeiros resgata jovem de afogamento na Praia de Iracema, em Fortaleza



 O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em mais um resgate de vítima de afogamento, em uma praia do litoral cearense. A ação aconteceu na manhã dessa quarta-feira (7), no Poço da Draga, na Praia de Iracema, pertencente à Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza.


Uma equipe de bombeiros militares foi acionada, por volta das 11h30min dessa quarta-feira, pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para atender a uma ocorrência de afogamento na Ponte Velha, no Poço da Draga, na Praia de Iracema.

Chegando ao local, os bombeiros militares constataram que o jovem estava submerso. No terceiro mergulho de um dos bombeiros, o jovem foi encontrado no fundo do mar e resgatado para a praia, aparentemente sem sinais vitais. A partir daí, foi iniciado o protocolo da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), pois a vítima estava sem pulsação. Foi acionado o apoio da viatura da ambulância de resgate do CBMCE, com o material de Técnicas Básicas de Recuperação do Afogado (TBRA), com a máscara pocket e o cilindro de oxigênio, que auxiliaram na ventilação da vítima.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com uma UTI móvel realizou o procedimento de acesso, medicação e intubação, retornando a pulsação da vítima. Com a estabilização, o jovem foi conduzido pelo Samu para uma unidade de trauma.

Além das equipes do Samu, atuaram na ocorrência os guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), por meio da equipe do Fiscal de Praia e a ambulância Resgate – Alfa 2 do CBMCE.

Prevenção

O CBMCE orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. É importante que o banhista procure a orientação dos guarda-vidas, que ficam de prontidão nos postos da orla marítima cearense. Eles orientam quais os melhores locais para o banho em segurança e quais áreas de correnteza devem ser evitadas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção, como não deixar que os pequenos entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a substância altera a percepção e a capacidade de discernimento do indivíduo. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros do Ceará deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele corre o risco de se encontrar na mesma situação de uma vítima de afogamento. Procure os guarda-vidas na praia ou ligue para o número 193.

Ascom CBMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas