Uece e Fiocruz fortalecem parceria no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Uece e Fiocruz fortalecem parceria no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19



 O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, e o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares, reuniram nesta quinta-feira (10/06), com dirigentes da Fiocruz e cientistas que trabalham no desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid 19, batizada de HH-120-Defenser. O objetivo foi fortalecer a parceria entre Uece e Fiocruz na produção do insumo cearense.


Durante a reunião, os pesquisadores Izabel Florindo Guedes e Ney Almeida apresentaram, com detalhes, todos os passos da pesquisa, que se encontra na fase clínica. A vacina foi testada com sucesso, tendo sido solicitada a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicabilidade de testes com humanos.

Participaram da reunião o presidente da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, o diretor da Fiocruz, Wilson Savino, e os pesquisadores Carlos Celedônio, Beatriz Fialho e Sotiris Missailidi. Na ocasião, o secretário Inácio Arruda ressaltou o papel do governador Camilo Santana, que determinou a realização de tudo que for necessário para o desenvolvimento da vacina.

Os pesquisadores explicaram que a vacina HH-120-Defenser propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, que está no mercado há décadas e que não causa infecção em seres humanos. Essa vacina é constituída por uma cepa de coronavírus muito parecida com o SARS- CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavírus. Ela não causa infecções em humanos.

Depois de várias perguntas e explicações dos cientistas, os representantes da Uece e da Fiocruz acertaram a realização de uma oficina de trabalho, no fim do mês de junho, com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas instituições com vistas à fabricação do imunizante cearense.

Ascom Secitece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas