Na pandemia, o
interesse das pessoas por compras on-line cresceu 41%, aponta estudo
A pandemia do novo coronavírus
mostrou que precisamos nos adaptar e nos reinventar diante ao caos que o mundo
está vivendo. Sair da zona de conforto e alçar novos rumos se fez necessário
para pequenas e grandes empresas. Assim como os negócios, os profissionais
precisaram seguir a nova tendência para continuar atuando em um mercado cada
vez mais conectado.
Empresas e organizações que
tinham seus lucros centralizados no atendimento presencial e nas mídias
off-line precisaram buscar meios e orientações com especialistas para
sobreviver às medidas de isolamento e o consequente declínio econômico. As
empresas que se recuperaram melhor foram as que apostaram na criatividade,
dinamismo e competência do profissional de Marketing.
Cada vez mais imerso nas soluções
digitais, o profissional desta área precisa estar familiarizado com as diversas
interações e infinitas possibilidades que fervilham da internet. Até quem não
era adepto das compras on-line, com a pandemia passou a adotar o hábito de
consumir serviços e produtos com um simples click, e também com mais segurança.
As estratégias para aumentar a
sensação de segurança do consumidor partem dos “marqueteiros”. “Saber lidar com
diferentes situações é uma característica muito importante para um profissional
de marketing porque é preciso ter desenvoltura para pesquisar, desenvolver
estratégias, analisar os resultados e gerar novos ciclos”, revela o consultor
de Marketing e mídias
digitais Rodrigo Bertoldo.
As redes sociais tornaram-se
aliadas das empresas que precisam garantir espaço no mercado cada vez mais
concorrido. Diante desse cenário caótico, optar pelo uso das redes sociais como
meio de impulsionar as vendas foi a alternativa mais viável. Instituições que
não faziam uso dessa estratégia precisaram pegar carona no crescimento do
interesse pelo on-line e adotar o marketing digital para conseguir alavancar as
vendas. E tem dado certo.
De acordo com o relatório Webshoppers,
feito pela Ebit | Nielsen e Bexs Banco, as vendas através do e-commerce
cresceram 41% em 2020. Por isso, o segmento precisou assumir a demanda por
publicidade das instituições que queriam tentar buscar a recuperação econômica
nesse período pandêmico e se manter de portas abertas.
“Para ajudar na prospecção de
clientes, a ter referências, ter contato com outros profissionais, desenvolver
o próprio conteúdo, criar relacionamentos entre a empresa e o público, as redes
sociais e a internet podem ajudar bastante. Para quem trabalha com
marketing, as mídias digitais são o meio perfeito para alavancar o negócio”,
opina Bertoldo.
Desde o começo da pandemia, as
agências de marketing digital estão trabalhando dobrado para surpreender
clientes com estratégias bem-sucedidas e trazer resultados constantes e
significativos para as empresas. Nessa questão, é preciso salientar que, assim
como a procura por talentos no mercado tem crescido, a exigência pela
versatilidade do profissional de marketing tem aumentado também. “A demanda
cresceu no período do isolamento social, precisei atuar como social mídia,
gestor de conteúdo, fotógrafo, entre outras coisas. Tudo isso para levar
crescimento e resultado ao meu cliente”, conclui Rodrigo Bertoldo.
Dia do Profissional de Marketing
Comemorado anualmente, o dia 8 de
maio é destinado ao profissional de Marketing e celebra os profissionais
responsáveis por criar e vender ideias, projetos e estratégias que ajudam a
movimentar e melhorar a competitividade das empresas e profissionais no
mercado.
Profissionais de marketing podem
ter diversas formações acadêmicas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda,
Letras e Administração. Em qualquer destas áreas, para se destacar na
profissão, é preciso estar antenado às tendências digitais para proporcionar
ganhos reais aos seus clientes.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil