SESA Cearense diz que Pedra Branca é a cidade com menor taxa de incidência para Covid-19 - Portal de Notícias CE

Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 

sexta-feira, 23 de abril de 2021

SESA Cearense diz que Pedra Branca é a cidade com menor taxa de incidência para Covid-19






A cidade de Pedra Branca no Sertão Central Cearense   (1.359,3) têm a menor incidência de casos confirmados da Covid-19 por 100 mil habitantes segundo município de residência.

Os números são do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, com última atualização às 8h53 de quinta-feira (22).

O coeficiente é importante para externar quais cidades estão com maior circulação do vírus e, consequentemente, possuem maior proporção de pessoas infectadas. Pedra Branca tem atualmente 588 casos confirmados, no universo de uma população com cerca de 43 mil habitantes.

Já Frecheirinha (17.488,6) tem mais de 4 vezes mais infectados em comparação à Pedra Branca. Já são 2.461 casos confirmados da doença, segundo a Sesa. Em contrapartida, o município tem menos de um terço de habitantes. Segundo IBGE, vivem em Frecheirinha cerca de 14 mil pessoas. Ou seja, para cada 6 pessoas que moram na cidade, em média, uma já foi infectada. 

Em Pedra Branca, a secretária da Saúde do Município, Adriana Castelo Branco, relaciona os “bons números” a um conjunto de fatores, dentre os quais ela destaca “monitoramento e orientações aos pacientes sintomáticos respiratórios através do tele-saúde; implantação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade; proibição de vendas de bebidas alcoólicas em todo o território municipal e atendimento precoce dos pacientes sintomáticos respiratórios, viabilizando o tratamento segundo o Protocolo da Secretária Estadual de Saúde".

Quanto aos testes, Adriana considera que eles são aliados na redução dos casos. A “rápida e correta identificação dos casos”, segundo a gestora, é fundamental para identificar as áreas de maior incidência e “direcionar ações específicas para aquelas regiões”. Por fim, a secretária acrescenta que "o engajamento da população tem sido fundamental para conter o avanço do vírus" no Município. 


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas