Universidade de Coimbra muda critérios para ingresso de brasileiros com nota do Enem - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

sexta-feira, 26 de março de 2021

Universidade de Coimbra muda critérios para ingresso de brasileiros com nota do Enem

 

As inscrições para o processo seletivo 2021/2022 vão até 15 de abril

 

A Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do mundo, desde 2014 recebe alunos brasileiros por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Agora será possível usar o resultado do Enem dos últimos cinco anos – antes eram três. A universidade também incluiu um novo curso, o de Direito Luso-Brasileiro, em sua grade.

O processo seletivo 2021/2022 já está aberto, de acordo com o cronograma, e os interessados têm até o dia 15 de abril para candidatura na 1ª fase. Os resultados serão divulgados em 26 de abril e a matrícula deve ser realizada entre 13 e 20 de maio. A seletiva ainda conta com mais três fases independentes de candidatura.

Apesar de ser uma universidade pública, os estudos não são gratuitos como nas instituições públicas brasileiras. Os estudantes da UC pagam mensalidades ou anuidades para frequentar os cursos. Informações de valores bem como as formas de pagamentos devem ser consultadas antes mesmo de fazer a inscrição.

Com funciona o ingresso na UC pelo Enem?

A escala de classificação portuguesa é de 0-200, enquanto a adotada pelo Enem é a de 0-1000. Para chegar à pontuação exigida em Portugal é necessário dividir a nota geral obtida no Enem por cinco. A nota de corte, ou seja, a nota mínima para candidatura nos cursos deve ser consultada no site da UC.

A classificação dos candidatos a cada ciclo de estudos (curso) é feita por ordem decrescente da nota final. Em Coimbra o ano letivo começa em setembro. A inscrição na UC para ingresso via Enem deve ser efetuada de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário. No final da inscrição será pedido que seja efetuado o pagamento referente à taxa de candidatura.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


 

Páginas