Paulo Freire: jovens do Inhamuns se transformam em repórteres comunitários - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

terça-feira, 2 de março de 2021

Paulo Freire: jovens do Inhamuns se transformam em repórteres comunitários



 Vídeo: Cáritas Dioceasana de Crateús | Imagens: Cáritas Diocesana de Crateús e André Gurjão


Tocador de vídeo
00:00
04:32

Três jovens beneficiários do Projeto Paulo Freire nos Sertões dos Inhamuns, acompanhados pela Cáritas Diocesana de Crateús, concluíram o Curso Repórter Digital. A ação promovida pelo Insituto Ubíqua em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) capacitou 20 comunicadores populares cearenses para produzirem conteúdo informativo e de entretenimento através de aplicativo que recebe o mesmo nome do projeto.

“Essa oportunidade serve tanto para o meu crescimento profissional quanto para a minha comunidade, que passa a receber informações com o olhar da nossa juventude”, justifica Iana Gonçalves, da comunidade Pau Preto, na cidade de Parambu. Como trabalho de conclusão do curso, os jovens produziram vídeos veiculados por meio das redes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Governo do Ceará.

“Quando o Paulo Freire iniciou, não tínhamos a dimensão do que era esse projeto. A partir daí, a gente deu um pontapé inicial trazendo aquilo que a gente já era e pegou uma dimensão do que são as Juventudes do nosso Estado, dos nossos municípios e dos nossos territórios”, descreve a experiência Leocácio Gomes, da comunidade Lagoa do Anjo, em Parambu.

“Às vezes, a juventude não consegue fazer algo porque não recebe incentivo. Com a Cáritas e o Paulo Freire, os jovens tiveram esse incentivo para que se organizassem e passassem a se envolver com as demandas das nossas comunidades”, justifica Uesley Gonçalves, da comunidade Barro dos Gonçalves, município de Quiterianópolis. Além do Ceará, jovens rurais da Bahia e do Piauí também participaram do Curso Repórter Digital.

Conheça o projeto

O Projeto Paulo Freire é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Acordo de Empréstimo nº I-882-BR/E-17-BR do Governo do Estado do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O Projeto objetiva reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses localizados no semiárido, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.

A área do Projeto compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km² e de três áreas do Estado: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas (Cariri); Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Ipu, Ipueiras, Parambu, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá (Inhamuns-Crateús); Coreaú, Frecheirinha, Graça, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral e Varjota (Sobral).

Fonte: SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


 

Páginas