Ceará recebe 10º lote de vacinas contra Covid-19 com mais de 182 mil doses - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 

segunda-feira, 22 de março de 2021

Ceará recebe 10º lote de vacinas contra Covid-19 com mais de 182 mil doses

Fotos: Tiago Stille, Nivia Uchoa, Thiara Montefusco e Tatiana Fortes

O Ceará recebe, neste sábado (20), mais 182.850 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O 10º lote chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins com 162.600 doses da CoronaVac e 20.250 da Oxford/AstraZeneca.


O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou em suas redes sociais a importância de dar celeridade ao processo de imunização e informou que, em breve, chegará também a vacina russa Sputnik V, comprada diretamente pelo Estado. “Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para reforçar a vacinação em todos os municípios cearenses. Não temos medido esforços para acelerar a imunização da nossa população. Ontem mesmo (19) assinamos o contrato para a aquisição de 5,87 milhões de doses da Sputnik V. A previsão é de que as vacinas comecem a chegar no mês de abril”, publicou.

Logística de distribuição

Assim como nos outros nove lotes, as doses serão distribuídas à Capital e aos municípios do Interior imediatamente ainda neste sábado (20), seguindo o plano de logística elaborado pelo Governo do Estado, operacionalizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de forma proporcional. Com seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres, a estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio das doses para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto às Secretarias de Saúde municipais.

Vacinômetro

Com a chegada do 10º lote, o Ceará recebeu um total de 1.175.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Do total, são 1.002.000 da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 173.250 da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O número de vacinas aplicadas pelos municípios é atualizado diariamente no Vacinômetro da Sesa. Até a noite de sexta-feira (19), o sistema registrou 659.772 doses aplicadas, sendo 470.398 como primeira dose e outras 189.374 como reforço. Parte das novas cargas de vacina recebidas pelo Estado fica reservada para segunda dose dos grupos prioritários em andamento.

Prevenção

Mesmo com a chegada de mais vacinas, o governador salienta que é preciso manter o cuidado e a prevenção até que seja possível vacinar todos os cearenses. “A única forma de prevenção segura da Covid-19 e garantir a vida das pessoas é usar a máscara e ficar em casa. Neste momento desafiador, é importante a compreensão de todos, que possamos cumprir o isolamento social rígido para tentar conter a transmissão do vírus”.

Assessoria de Comunicação da Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas