Internet está presente em 85% das escolas privadas, na rede municipal
número cai para 52,7%
A disponibilidade de equipamentos tecnológicos nas escolas
da educação básica brasileira, como conexão por internet, uso de computadores e
oferta de equipamentos tecnológicos em geral, foi avaliada pela pesquisa “Dados
do Censo Escolar 2020”. O estudo aponta que quanto mais avançada é a série,
maior é a oferta de recursos tecnológicos. Dentre as regiões, o Centro-Oeste
contém maior infraestrutura.
De acordo com o Censo, a internet banda larga está presente
em 85% das escolas particulares de educação infantil. Já na rede municipal, que
é a rede com a maior participação na oferta de educação infantil, o percentual
é de 52,7%.
No ensino fundamental, a rede pública tem a menor capacidade
tecnológica. À medida que o aluno avança de série, passa a contar com mais
recursos, segundo a pesquisa. O estudo conclui que a disponibilidade de
equipamentos nas escolas de ensino médio é maior do que nas do ensino
fundamental.
Em comparação com a tecnologia nas escolas por regiões do
país, o Centro-Oeste, compreendido por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,
mais o Distrito Federal, apresenta infraestrutura expressiva, com 83,4% das
escolas de ensino fundamental com internet banda larga. Em seguida, aparecem:
Sudeste (81,2%), Sul (78,7%), Nordeste (54,7%) e Norte (31,4%).
Censo Escolar 2020
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação
básica. É feito sob coordenação do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em regime de
colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a
participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Os dados do Censo Escolar divulgados neste ano fazem parte
da primeira etapa da pesquisa estatística. O período de referência para a
pesquisa foi alterado de maio para março, em virtude da pandemia de Covid-19 e
da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas.
A segunda etapa da pesquisa deverá apurar a “Situação do
Aluno”, cujos dados aferidos serão fundamentais para a compreensão das
consequências causadas pelo novo coronavírus no sistema educacional brasileiro.
Para isso, o Inep desenvolveu um novo questionário
específico para a coleta de informações sobre as estratégias adotadas pelas
escolas para lidar com os desafios impostos no ano letivo de 2020. Os dados
serão coletados a partir do dia 22 de fevereiro e publicados na divulgação dos
resultados da etapa complementar do Censo Escolar, em junho.
*Com informações do Inep
Fonte: Agência Educa
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