quinta-feira, 25 abril, 2024

Rogério Curdulino participa de reunião virtual com o governador para tratar das medidas de enfrentamento à Covid

materia1
materia2
Rogério Curdulino, o  atual prefeito do Município de Pedra Branca, participou nesta quinta-feira (18) de uma reunião virtual com o governador Camilo Santana para tratar  das medidas de enfrentamento à pandemia que constam no novo decreto estadual e discutir ações de combate à doença em todo o Ceará.
 Camilo pediu a união dos gestores municipais para que as medidas sejam cumpridas, incluindo o toque de recolher entre 22h e 5h. “O objetivo dessa reunião é para alertar aos senhores e senhoras que o momento é grave e precisamos da cooperação de todos. As medidas que anunciamos ontem têm como objetivo reduzir a circulação de pessoas nas cidades, preservando a vida dos cearenses“, citou o governador. Participaram do encontro outros  170 prefeitos, além da vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia, Evandro Leitão; e os secretários da Casa Civil, Chagas Vieira; e da Saúde, Dr. Cabeto.

O governador Camilo Santana reuniu nesta quinta-feira (18), de forma virtual, mais de 170 prefeitos cearenses para apresentar as medidas de enfrentamento à pandemia que constam no novo decreto estadual e discutir ações de combate à doença em todo o Ceará. Camilo pediu a união dos gestores municipais para que as medidas sejam cumpridas, incluindo o toque de recolher entre 22h e 5h. “O objetivo dessa reunião é para alertar aos senhores e senhoras que o momento é grave e precisamos da cooperação de todos. As medidas que anunciamos ontem têm como objetivo reduzir a circulação de pessoas nas cidades, preservando a vida dos cearenses“, citou o governador. Participaram do encontro a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia, Evandro Leitão; e os secretários da Casa Civil, Chagas Vieira; e da Saúde, Dr. Cabeto.

O chefe do Executivo cearense afirmou que os municípios podem adotar outras medidas restritivas, caso seja necessário e de acordo com os indicadores sanitários de cada local, para evitar aglomerações e a propagação do vírus. “Os números estão aumentando não apenas em Fortaleza, mas também no Interior, por isso a única forma que a gente tem de reduzir a contaminação e a propagação desse vírus é através das medidas de isolamento social. É reduzindo o fluxo e cumprindo a obrigatoriedade do uso da máscara, utilizando barreiras sanitárias em todos os municípios. Lembrem de colocar a atenção básica para atender a população nos primeiros dias de sintomas, para evitar que se agravem e precisem de uma UTI ou internação no hospital”, apontou o governador.

Durante a reunião, o secretário da Saúde, dr. Cabeto, apresentou o panorama das unidades de saúde em todo o estado, e falou sobre o processo de ampliação de leitos de UTI. Até o fim deste mês, a rede de saúde do Estado deve chegar a 703 leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid. O gestor também afirmou que realizará, a partir da próxima semana, reuniões regionalizadas com os secretários municipais para tratar sobre os protocolos de atendimento aos pacientes.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, reafirmou que a situação epidemiológica da Covid-19 é preocupante não somente na Capital, mas em diferentes regiões do Ceará. Por isso, ele defendeu que gestores municipais devem unificar o discurso pela preservação da vida, dialogando com a população. “É importante que a gente compartilhe experiências e, acima de tudo, que unifique o discurso da importância de preservar a vida, seguindo a orientação das autoridades sanitárias. Esse é o caminho para combater a pandemia, cumprindo o isolamento, evitando aglomerações, usando máscara, higienizando as mãos”, reforçou.

Vacinas

O governador Camilo Santana também apresentou aos prefeitos uma prestação de contas da reunião com os governadores do Brasil e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que discutiu o envio de novas doses de vacina para os estados. “Estamos recebendo as vacinas e imediatamente repassando aos municípios, mas ainda é muito pouco, por isso aguardamos que o envios de novos lotes e o calendário de vacinação prometido pelo ministério da saúde sejam cumpridos. Acreditamos que, até o final de março, começo de abril, conseguiremos vacinar todos os idosos, além dos mais vulneráveis em todo o Ceará”, disse o governador.

Até o momento, foram 273 mil pessoas vacinadas em todo o Ceará, sendo 110 mil em Fortaleza. “Estamos aguardando a chegada de novos lotes para evoluir na vacinação. Enquanto isso, é importante que líderes, homens e mulheres, possam influenciar, replicar essas orientações científicas”, pontuou o prefeito José Sarto.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, citou as mensagens enviadas pelo Governo do Estado aprovadas na sessão desta quinta-feira e que beneficiarão os profissionais do setor de eventos, um dos segmentos prejudicados com a pandemia, “A Assembleia está sempre à disposição para superarmos esse momento de dificuldade para os cearenses”, disse o presidente.

Ao fim da reunião, o governador agradeceu aos prefeitos e reiterou a importância dos gestores nesse enfrentamento à pandemia. “Vocês são os líderes da população dos seus municípios e são fundamentais para o cumprimento das medidas de isolamento social”.

Daniel Herculano – Texto

Ascom Casa Civil e Tatiana Fortes – Fotos

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

lateral004
lateral005
Lateral006
educa
lateral001
Lateral 002
lateral003

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.