Conheça o novo pároco de Pedra Branca que será empossado no dia 3 de janeiro - Portal de Notícias CE

 


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Conheça o novo pároco de Pedra Branca que será empossado no dia 3 de janeiro

 Foto Arquivo Pessoal


Pedra Branca - O novo vigário escolhido pelo nosso bispo Dom Edson de Castro Homem para nossa terra foi o reverendo Padre João Melo dos Reis. Filho do casal Luiz de Melo e de Maria Julieta dos Reis, nascido aos 13 dias de abril de 1966 em Acopiara – Ceará. De uma família numerosa de 7 irmão, sendo 5 homens e 2 mulheres. Seu pai era agricultor e a Mãe professora, família simples e de muita fé cristã. Eram representantes da comunidade local exercendo atividades pastorais participando de reuniões da associação comunitária e política. Foi neste meio popular que despertou a vocação de seus dois filhos, pois o casal Luiz de Melo e Maria Julieta tiveram a graça de oferecer ao Senhor da messe dois filhos para o sacerdócio. Tanto Padre João Melo e Padre Iranildo Melo dos Reis.

Eis o seu currículo; cursou o ensino fundamental e médio em Acopiara, mas concluiu o ensino médio somente em Iguatu em 1991. Lecionou durante dois anos na Escola de Ensino Fundamental Juscelino Kubistchek em Iguatu. Cursou o seminário propedêutico na arquidiocese de Fortaleza em 1994. Em 1995 ingressou no seminário maior em Fortaleza (SERENE Seminário Regional do Nordeste). Concluiu seus estudos de Filosofia em 1997 no ITEP (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará), atualmente Faculdade Católica. Após cursar o 4º ano obteve a Licenciatura em Filosofia pela UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 29 de janeiro de 1999. Iniciou os estudos Teológicos em 1998 no seminário Sagrado Coração de Jesus em Teresina – Piauí. Retornou ao ITEP em 2000 para concluir o 3º e o 4º anos de Teologia. Concluindo mais uma etapa de 4 anos em Teologia, iniciou seu estágio pastoral se preparando para a ordenação diaconal e posterior presbiteral.

Sua ordenação se deu aos 6 de dezembro de 2002 em Acopiara, pelas mãos santas de Dom José Doth de Oliveira. 

Tem como lema sacerdotal: “Quem vos chamou é fiel. E é Ele quem vai agir!” (1 Tesalonicenses 5,24).

Tomou posse como pároco no dia 09 de março de 2003 na área de pastoral em Catarina (região dos Inhamuns). Que na época pertencia a paroquia de Arneiroz. Padre João Melo trabalhou bastante e o fruto de seu trabalho foi muito importante e desta forma fosse elevada a categoria de paróquia no dia 31 de maio do mesmo ano sendo ele mesmo o padre fundador.

Foi pároco na paróquia de Nossa Senhora do Carmo em Jucás, por cerca de 5 anos. Criou também a paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Icó.  

Foi Pároco na paróquia de Nossa Senhora das Graças em Iguatu, por 5 anos. 

Foi representante do clero da diocese a nível nacional por 8 anos. Sempre fez parte do Conselho Presbiteral Diocesano.

Atualmente participa do Conselho e é coordenador de pastoral do Zonal V, que é formada pelas paroquias de Milhã, Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, São José de Solonópole e Senador Pompeu.

Assessor Diocesano da Pastoral da Saúde.

Foi responsável por introduzir a caminhada da seca no calendário diocesano, tornando a mesma um evento a nível de diocese.

Foi o idealizador em celebrar o centenário da paroquia de Nossa Senhora das Dores de Senador Pompeu. Com o tema: 100 anos de caminhada a serviço do Reino, fazendo a história acontecer e como marco do centenário, introduziu a imagem da padroeira na praça da matriz.

Além de sacerdote ele exerceu o magistério por mais de 8 anos. É psicanalista e terapeuta holístico. Agora recebe esta nova missão a paróquia de São Sebastião em Pedra Branca.  Quando então vai tomar posse no dia 03 de janeiro de 2021 pelas mãos do bispo da diocese Dom Edson de Castro Homem.

Nesta terra de Dom José Doth e Padre Geraldo Dantas o acolhe com carinho e recebe de braços aberto seu novo pároco, às portas de completar 150 anos de fundação.

ABENÇÃO PADRE JOÃO de MELO.

SEJAS BEM VINDO

PAZ e BEM – SALVE MARIA.


O Professor Mário Angelo Doth, Pedagogo, escritor e artista plástico homenageia o novo pároco com uma de suas artes.



Professor Mário Angelo Doth,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas