Bombeiros debelam incêndio em residência, na cidade de Sobral - Portal de Notícias CE

Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria


TV Portal

 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Bombeiros debelam incêndio em residência, na cidade de Sobral


Na tarde desta terça – feita (15), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros (1ªCia/3ºBB,), na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), debelou um incêndio em uma residência Cidade de Sobral. O incêndio ocorreu no Centro da Cidade e segundo a proprietária da residência, foi provocado por um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o nosso gás de cozinha, no interior da edificação existiam dois botijões de 13 Kg.

As chamas atingiram somente a cozinha, quando foi debelado pela guarnição de combate da incêndio da 1ª Cia/3ºBBM, composta pelos Bombeiros Militares Tenente Azevedo, Subtenente Frota, Subtenente Lúcio, Soldado Maurício e Soldado Luís, na viatura Auto Bomba Tanque 45 (ABT 45).

Não houve vítimas, apenas danos materiais, sendo consumido pelas chamas um freezer vertical, uma geladeira, um fogão, um armário de cozinha e um aparelho receptor de TV.

Em 2019, entre Janeiro e Novembro, o CBMCE atendeu na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) 1.600 ocorrências com gases/GLP, enquanto que o interior do Estado foram atendidas 297. No mesmo período em 2020, entre Janeiro e Novembro, na Capital e RMF foram atendidas 1509 ocorrências com gases/GLP e no interior do Estado foram atendidas 270. No acumulado em 2019 foram atendidas na capital, RMF e interior 1897, enquanto que em 2020 foram atendidas 1779, uma redução de 6,22%.

Corpo de Bombeiros sugere Prevenção para acidentes domésticos com o gás de cozinha

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) sugere dicas de prevenção de acidentes domésticos com o gás de cozinha.

O Gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como “gás de cozinha”; É Derivado de petróleo, produto perigoso, composto basicamente de propano e butano e Regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

CARACTERÍSTICAS DO GLP

Incolor, inodoro, não é tóxico, não é corrosivo, não é poluente (na sua queima), alto poder calorífico, sob pressão se liquefaz e é mais denso que o ar.

Por ser inodoro foi acrescentada uma substância orgânica (mercaptana) que produz um odor característico, para ser detectado em caso de vazamento.

BOTIJÃO DE GLP

O botijão de gás de cozinha (GLP) é um recipiente de gás muito popular no país; Possuem capacidade de 13 kg de gás, também nominado de P 13, usado basicamente para cozinhar. Clique aqui e leia um pouco mais sobre prevenção em acidentes domésticos com o gás de cozinha.

SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas