Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte do HGF realiza primeira cirurgia em atleta cearense - Portal de Notícias CE

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte do HGF realiza primeira cirurgia em atleta cearense



 O Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou a primeira cirurgia eletiva. O paciente submetido ao procedimento foi Ewerton Santos (24), atleta de taekwondo que precisava tratar uma lesão no joelho.


“É um atleta que estava parado por conta da lesão e que, agora, vai poder voltar dentro de um mês e meio a competir novamente. A gente fica muito orgulhoso em poder proporcionar isso”, conta o médico ortopedista Eduardo Vasconcelos, responsável pelo primeiro procedimento cirúrgico do serviço. Para Ewerton, o sentimento pós-cirurgia é de gratidão.

“Era uma lesão que já me fazia sofrer há bastante tempo e que me prejudicava muito nas competições. Poder superar isso com essa cirurgia é como ganhar a final de um campeonato, uma felicidade sem tamanho”, comemora. Após a recuperação, o próximo plano do atleta natural de Fortim, município a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza, é conseguir uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo.

Ewerton Santos (de azul) em uma das competições de Taekwondo. Foto: arquivo pessoal 

Sejuv + HGF Medicina Esportiva

Voltado para o atendimento exclusivo de atletas e paratletas, o Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte do HGF foi criado em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv). O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte, médico do esporte, ginecologista, residentes de ortopedia e traumatologia, internos e acadêmicos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Medicina.

Atendimento

Em três meses de serviço, o projeto Sejuv + HGF Medicina Esportiva possibilitou o atendimento de 149 atletas e paratletas cearenses. “Estamos celebrando todo o apoio que está sendo proporcionado aos atletas do nosso Estado. O projeto nasceu com o objetivo de atender os atletas e paratletas profissionais e amadores, fortalecendo a política de fomento do esporte do Ceará. Já estamos colhendo grandes resultados”, afirma o secretário da Sejuv, Rogério Pinheiro.

O atendimento acontece às sextas-feiras, das 8h às 12h, no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HGF. No espaço, os atletas e paratletas selecionados pela Sejuv têm acesso a diversos serviços, como consultas especializadas, exames, procedimentos cirúrgicos e avaliações multidisciplinares regulares. Além disso, os pacientes recebem instruções básicas sobre prevenção e tratamento de lesões relacionadas ao esporte.

Agendamento

Para que o atleta tenha acesso ao projeto, a federação ou entidade esportiva da qual ele faz parte deve solicitar o envio do ofício e da planilha de cadastro para o e-mail: medicina.esportiva@esporte.ce.gov.br. Acesse os documentos aqui.

Assessoria de Comunicação da HGF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas