Peça “Florbela” é transmitida on-line na Bienal Internacional de Teatro do Ceará - Portal de Notícias CE

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


TV Portal

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Peça “Florbela” é transmitida on-line na Bienal Internacional de Teatro do Ceará




Nesta sexta-feira (06), a Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BITCE transmite ao vivo, às 17h, através do canal do Youtube e do Facebook BITCE a peça Florbela dirigida por Hertenha Glauce e encenada por Daniella de Lavôr.

 

O texto é uma transcriação das cartas e do diário de Florbela Espanca. A atriz Daniella de Lavôr revive as dores e a angústia da poetisa. O Espetáculo é ambientado numa sala/escritório onde Florbela revive sua vida e suas histórias e se apresenta ao público despida de pudores, em carne viva, acompanhada pelo violão de Bruno Teixeira.


TEATRO ON-LINE

Neste ano, o desafio da BITCE foi adaptar as montagens teatrais para o formato digital. Segundo a coordenadora da bienal, Rejane Reinaldo, o novo modelo pode ser visto como uma opção transformadora. “De forma on-line conseguimos estar em mais lugares. O público pode ver os grupos daqui e de outros países. Estamos fazendo os espetáculos circularem”, destaca.

 

A Bienal volta ao ar somente no domingo, dia 08, às 17 horas, com Iracema (Ceará), um espetáculo de dança voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. Logo em seguida, às 19h, o espetáculo EPA! Estudos para Quase Nada (Rio de Janeiro) que apresenta um estudo das máscaras balinesas inseridas no universo urbano.

 

Começo da semana bem cearense. Na segunda-feira, dia 09, às 17 horas, a BITCE traz para o público o espetáculo cearense Notas de Uma Terra Devastada, que mostra um cenário lamentável de destruição do meio ambiente, e a partir das 19 horas, o espetáculo Marias de Mandacaru, que através da Dança Étnica Contemporânea (Tribal Fusion) referência a força da mulher do sertão transitando no passado, presente e futuro.

 

Na terça-feira, dia 10, às 17 horas, tem na programação a peça Jão, Uma História na Terra e no Mar, do grupo Bricoleiros de Teatro de Boneco. Na sequência das apresentações, às 19 horas, haverá o Manifesto Seresteiro, uma conversa cantada cheia de histórias, da companhia de Belém do Pará.

 

A Companhia de Teatro Epidemia de Boneco abre a programação de quinta-feira, dia 12, às 17 horas, com o espetáculo Pas de Temps. Logo após, às 19 horas, o público poderá assistir o drama #POLIFAZE_EDITH7X7, uma produção da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Na sexta-feira, dia 13, às 17 horas, será transmitido o espetáculo DESCALÇA (CHILE), canção que mostra a jornada de pessoas que deixam para trás uma história para ter um novo recomeço, um novo caminho. Em seguida, às 19 horas, o Grupo Ninho de Teatro apresenta POEIRA (Ceará), que no roteiro vem com várias interrogações: do que somos feitos???

 

E no sábado (14), o BITCE encerra com a apresentação de dois espetáculos. Quatro Momentos do Sol, uma produção do Rio de Janeiro, de Lea Schmitt, que será exibida às 17 horas, e em seguida, ás 19 horas, AFINAÇÃO I, peça de São Paulo, baseada nos textos de Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

 

Ao todo, de dezembro de 2019 até 14 de novembro de 2020, as atividades da BITCE reunirão 300 pensadores criadores e técnicos, nas 40 apresentações artísticas, de oito (8) países, Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile, Itália e Brasil; e de nove (9) estados brasileiros, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da CEGÁS, da Caixa Econômica Federal, da Cagece e da Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda - Farmace.

 

 

SERVIÇO
Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BITCE, “Mostra Teatro, Mito e História” 
- De 04 a 14 de novembro de 2020. Acesso on-line gratuito através do Facebook (@bienaldeteatrodoceara) e do Canal do Youtube da BITCE:

(https://www.youtube.com/channel/UCdNP2NX28vqGkf1BmBrDQjA)
Informações e inscrições: bienaldeteatrodoceara@gmail.com ou (85) 9.8758-1374.

Programação: Instagram @bienaldeteatrodoceara e no site www.bitce.art

 

Quem desejar receber certificados de participação deverá fazer a inscrição gratuita pelo e-mail: bienaldeteatrodoceara@gmail.com

Conferir na programação do site da Bienal a classificação etária dos espetáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas