Lacen analisou 100 mil exames para diagnóstico da Covid-19 em seis meses - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Lacen analisou 100 mil exames para diagnóstico da Covid-19 em seis meses

Arte gráfica: Fabio dos Santos

 O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-Ce) já analisou 100 mil exames de biologia molecular (RT-PCR) em seis meses de pandemia. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), do Governo do Ceará, tem capacidade para realizar, diariamente, o disgnóstico laboratorial de dois mil testes para Covid-19.

“Chegarmos a cem mil testes é de uma importância muito grande para todos, inclusive para nós que fazemos o Lacen, pois é uma forma de contribuirmos para a melhoria da saúde da população do Ceará”, ressalta a diretora do Lacen, Liana Perdigão Mello.

O investimento em testagem está entre as ações da Sesa para monitorar com precisão a incidência de Covid-19 no Ceará. Para Liana Perdigão, a ação auxilia, ainda, no planejamento das medidas destinadas ao controle da doença. “Os resultados dos exames disponibilizados possibilitam que a Sesa e, consequentemente ao Governo do Estado, definam as melhores estratégias para o enfrentamento à pandemia”, pontua.

Acesso ao exame

A população tem acesso ao exame para diagnóstico de Covid-19 nos Centros de Testagem localizados na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e em Maracanaú. Os testes também estão disponíveis nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy. Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferentes.

Nos Centros de Testagem, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame. Basta portar documento com foto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Os Centros têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.

Nos drive-thru, os exames são voltados para pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus. Os testes precisam ser agendados pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará. A abertura de novas vagas é feita semanalmente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

O resultado do teste sai em até cinco dias e pode ser acessado pelo site Saúde Digital. As amostras coletadas nos Centros de Testagem são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Saúde Digital.

O exame de RT-PCR é realizado a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas