Níveis de seca no Ceará mantêm-se estáveis, indica Monitor - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Níveis de seca no Ceará mantêm-se estáveis, indica Monitor


 Os níveis de seca no Ceará se mantiveram estáveis, conforme a atualização mais recente do Monitor de Secas, ferramenta que realiza o acompanhamento regular e periódico da estiagem no Nordeste e em seis estados brasileiros fora da região.

De acordo com o Monitor, o Ceará apresentava, em junho, 20,84% do seu território classificado em seca fraca. No último levantamento, que faz referência a julho, não houve alterações. O cenário é semelhante desde maio, na verdade, quando a taxa era de 20,82%.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Pós-Estação, que compreende a junho e julho, apresentou precipitações abaixo da média. Com acumulado médio de 31,2 milímetros, o desvio negativo foi de 40,9% em relação à normal climatológica, que é de 52,9 mm para o estado como um todo.

Área afetada

Porém, apesar da redução das chuvas no comparativo com os meses do primeiro semestre – o que é comum no Ceará -, a seca fraca segue concentrada em uma porção entre a macrorregião Jaguaribana e o Sertão Central.

No atual cenário, o Monitor de Secas indica que a área do estado afetada deve ter impactos de longo como redução do plantio, crescimento de culturas ou pastagem, além de alguns déficits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas