Começa a Pós-Estação; entenda mais sobre o período - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Começa a Pós-Estação; entenda mais sobre o período

No bimestre, a macrorregião que costuma registrar mais chuvas é o Litoral de Fortaleza, que possui normal climatológica de 122 mm
No bimestre, a macrorregião que costuma registrar mais chuvas é o Litoral de Fortaleza, que possui normal climatológica de 122 mm (FOTO: Leonardo Soares)


O mês de junho marca o início do período chamado de Pós-Estação. Até o fim de julho, apesar da redução nos acumulados, precipitações ainda deverão ocorrer ao longo do território cearense.

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a normal climatológica para junho é de 37,5 milímetros para o estado como um todo. Já o mês de julho apresenta média de apenas 15,4 mm.

“Embora se observe uma redução das precipitações, a Pós-Estação não representa o fim das precipitações no Ceará. Neste período do ano, tornam-se mais frequentes a formação de Ondas de Leste na costa da África. Estes sistemas se deslocam até a região Nordeste, muitas vezes alcançando nosso estado e favorecendo a ocorrência de chuvas, principalmente em parte do litoral e região Jaguaribana, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

No bimestre,a macrorregião que costuma registrar mais chuvas é o Litoral de Fortaleza, que possui normal climatológica de 122 mm. Já aquela com menores índices históricos é o Cariri, localizada no sul do estado, com 30,4 milímetros.

“A faixa litorânea acaba recebendo mais chuvas neste período do que o sul do estado justamente pela proximidade de região oceânica, que favorece a formação de áreas de instabilidade e, consequentemente precipitações, complementa Sakamoto.

Fonte Funceme 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas