IFCE produz máscaras para profissionais de saúde - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

quinta-feira, 2 de abril de 2020

IFCE produz máscaras para profissionais de saúde

IFCE Sobral monta central de impressões 3D para produção de ...

Preocupados em contribuir com a proteção dos profissionais de saúde que tratam pessoas infectadas com a COVID-19, professores, alunos e egressos, além de apoiadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), trabalham em força-tarefa para produzir equipamentos essenciais a quem atua em ambientes contaminados. Entre os produtos, estão em fabricação dois modelos de viseiras faciais, conhecidas também como máscaras “face shield”.
Uma de modelo mais simples e outra, mais complexa, as viseiras protetivas são preparadas nas residências dos alunos pesquisadores, tendo em vista a determinação de isolamento por parte dos gestores governamentais. A iniciativa tem orientação de professores e equipamentos e insumos fornecidos pela instituição e/ou doadores. As máscaras e viseiras têm moldes testados por instituições de saúde parceiras.
De acordo com o professor Wendell Rodrigues, chefe do Departamento de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o modelo simples é produzido de forma mais rápida, um por minuto, em cortadoras a laser. A expectativa é de que o IFCE entregue 200 unidades deste modelo nesta sexta-feira, 27, para unidades de saúde de Fortaleza. 
Em paralelo, prosseguem em fabricação as máscaras mais estruturadas, com tempo de produção unitário entre uma e duas horas, em impressoras 3D. As viseiras faciais são originariamente compostas de acetato e elástico especiais. No entanto, em função da dificuldade de se adquirir os insumos, são utilizadas transparências para retroprojetor e ligas de borracha ou amarras em tecido, a depender do material doado. “Estamos autorizados por resolução da Anvisa, que deu aval aos desenvolvedores para produzirem aquilo que está em falta no mercado”, assegura Wendell.
Parcerias
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Ebserh é parceiro na iniciativa, tendo testado e emitido parecer técnico favorável ao uso dos protetores faciais. O projeto também é apoiado por empresários, parentes e amigos dos servidores e alunos do IFCE, em especial aos vinculados aos laboratórios de Inovação Tecnológica- LIT, de Ensaios Mecânicos- LEM, de Fotônica, do Grupo de Desenvolvimento em Sistemas Embarcados- GDEST e do Pólo de Inovação Embrapii Fortaleza.
No interior, os campi do IFCE em Sobral, Tauá, Juazeiro do Norte e Tabuleiro do Norte também estão produzindo máscaras para hospitais de seus respectivos municípios, a fim de contribuir para o controle da pandemia. Outras ações, como a produção de álcool em gel e líquido, encontram-se também em desenvolvimento nas unidades de Fortaleza e Boa Viagem.
Márlen Danúsia (Comunicação Social - campus de Fortaleza), com informações da Ascom do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC/EBSERH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas