Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra acidentes de origem elétrica - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

 



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

 


Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

 

segunda-feira, 16 de março de 2020

Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra acidentes de origem elétrica


De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de origem elétrica 2020 – ano base 2019, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), tanto choque o elétrico como incêndios por sobrecarga aumentaram significativamente de 2018 para 2019. Os acidentes com choques elétricos subiram 12%, passando de 832 para 909 acidentes; as mortes também subiram, de 622 para 697. Os incêndios por sobrecarga/curto-circuito subiram de 537 para 656, as mortes subiram de 61 para 74.
Segundo o Major Mardens, “analisando as fatalidades em decorrência de choques, adultos com idade entre 31 e 40 anos foram as principais vítimas (195 pessoas). Mas muitos bebês e crianças também acabaram morrendo diante da descarga elétrica. Ao todo, 42 com idades entre zero e dez anos”. Ressaltou o Comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI). “Melhor que resolver um problema, é saber como evitá-lo. Com algumas atitudes bastante simples, você pode tornar a sua residência ou local de trabalho mais seguros”, sugere o oficial:
• verifique o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos;
• substitua as fiações antigas e desencapadas. Os fios devem ficar isolados em locais adequados, como canaletas e conduítes (tubos de plástico) e longe do alcance das crianças;
• as tomadas devem ser protegidas por tampas apropriadas (protetores);
• não use “benjamins” ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem ocasionar sobrecarga e curto-circuito na fiação;
• não deixe ventiladores ligados ao alcance de crianças, mantenha os fios dos outros eletrodomésticos no alto, se possível;
• não permita que as crianças manuseiem eletrodomésticos, como secadores de cabelos, sem acompanhamento de adulto;
• todos os eletrodomésticos devem ficar longe de líquidos (água e eletricidade não combinam);
• aparelhos pequenos podem ser facilmente esquecidos. Após o uso, desligue-os da tomada, enrole os fios e tire-os do alcance das crianças.
• instale um dispositivo DR, ele evita o curto – circuito e previne os choques elétricos. Para proteção contra sobretensões, instale um Dispositivo de Proteção Contra Surtos – DPS.
Os Choques elétricos, portanto, são acidentes que podem ser facilmente evitados e que muitas vezes dependem apenas de medidas simples de segurança, que contribuem para a redução desse risco tanto em nossas casas, como no trabalho e até mesmo na rua.

Proteja sua família, previna acidentes!
Fonte: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

 


Páginas