Prognóstico para o trimestre de março a maio indica 40% de chances de chuvas acima da média - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br




Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria



Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Prognóstico para o trimestre de março a maio indica 40% de chances de chuvas acima da média

(FOTO: Marciel Bezerra)
O prognóstico climático para o período de março a maio de 2020 indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da normalidade e ainda 20% abaixo da média para os três meses. Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (28).
Não se trata de uma atualização do primeiro prognóstico divulgado em janeiro para o trimestre de fevereiro a março, pois o período de previsão é diferente. Para chegar aos resultados, foi realizada uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além da própria Funceme.
Os modelos de previsão climática indicam ainda uma diferença espacial norte-sul, de modo que na região sul do estado, a categoria mais provável é em torno da normal ou mesmo abaixo da normal em algumas áreas, enquanto na região ao norte do Ceará, a categoria mais provável é acima da normal. Além disso, salienta-se a alta variabilidade temporal no volume de chuvas ao longo do trimestre.
Confira mais informações no documento oficial .
Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2



Páginas