Atuação preventiva das Torres de Vigilância do PMPU reduz em 80 por cento os casos de homicídios na Barra do Ceará - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria



Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Atuação preventiva das Torres de Vigilância do PMPU reduz em 80 por cento os casos de homicídios na Barra do Ceará


Dados coletados antecipadamente na estatística que será divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), revelam que no mês de novembro, a redução de crimes de morte em várias áreas de Fortaleza reforça a importância das medidas de prevenção à violência. Um exemplo disso é a Barra do Ceará, na zona Oeste da Capital, que hoje conta com duas Torres de Vigilância do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). Ali, o trabalho diuturno da Guarda Municipal de Fortaleza fez reduzir em 80 por cento os índices de assassinatos ma comparação com novembro do ano passado.
De acordo com a SSPDS, enquanto que em novembro de 2018 foram registrados cinco casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) na Barra do Ceará, neste ano aconteceu apenas um, o que representa uma redução da ordem de 80 por cento.
Graças a um trabalho de prevenção que acontece durante 24 horas, com o patrulhamento diuturno e compartilhado entre a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a PM, áreas daquele setor da cidade apresentam um avanço contínuo na redução dos assassinatos. Exemplo disso é a comunidade Goiabeiras, onde o clima de tensão que antes era registrado diariamente, com tiroteios, mortes e até “toque de recolher” ordenado por traficantes e chefes de facções, hoje vive momentos de paz.

A Torre de Vigilância do PMPU na comunidade Goiabeiras foi inaugurada na tarde do dia 19 de junho de 2018. Depois de um ano e seis meses de funcionamento, o equipamento tornou-se uma espécie de referência para a comunidade. Os constantes confrontos armados nas ruas daquele bairro deram lugar à volta dos jovens, crianças, adultos e idosos às ruas e aos seus dois principais pontos de lazer: o calçadão da Vila do Mar e a Areninha do bairro. Os tiroteios que envolviam facções rivais do Morro de Santiago e do Gueto fazem parte do passado. Nos dois locais, o patrulhamento diário e a ocupação das forças de Segurança forçaram os criminosos a migrarem dali.
A instalação da segunda Torre do PMPU na Barra do Ceará, no dia 23 de outubro do ano passado, representou o “fechamento” da área para a criminalidade.
No limite
Instalada estrategicamente no limite entre Fortaleza e Caucaia, a poucos metros da ponte sobre o Rio Ceará (limite dos dois Municípios), e da encosta do Morro de Santiago, a torre passou a monitorar todo o perímetro, que inclui parte da Vila do Mar e o entorno da foz do rio, incluindo a zona de bares e restaurantes da Avenida Radialista José Limaverde, o Marco Zero da cidade e a ponte, cuja região foi escolhida como a mais bela paisagem da Capital com seu por do sol deslumbrante.
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas