SSPDS apresenta estrutura dos órgãos de segurança a membros da Sociedade Consular do Ceará - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

SSPDS apresenta estrutura dos órgãos de segurança a membros da Sociedade Consular do Ceará



Apresentar a estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) relacionada ao estrangeiro, os procedimentos de órgãos como delegacias da Polícia Civil, unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, voltados ao atendimento a este público, foram objetivos da reunião que aconteceu, na tarde desta quarta-feira (06/11), na sede da SSDPS, com os membros da Sociedade Consular do Ceará. A iniciativa faz parte de uma aproximação entre Governo do Ceará e consulados honorários existentes no Estado.
A reunião contou com a presença de gestores da SSPDS e dos seus órgãos vinculados – Perícia Forense (Pefoce), Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil, além da Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará e de 14 representantes de países membros da Sociedade Consular.
O secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Cesar Ribeiro, contextualizou que a demanda da reunião surgiu de um encontro anterior na Casa Civil e também a partir de pesquisa situacional realizada pela assessoria com os integrantes da Sociedade Consular, que demonstraram interesse em conhecer melhor o fluxograma da segurança pública para saber como agir em caso de ocorrências envolvendo estrangeiros.
O secretário executivo da SSPDS, Cel Paulo Sérgio Braga Ferreira, destacou que a secretaria tem uma estrutura que já contempla o atendimento ao estrangeiro, por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR) da PMCE, Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, entre outros. Segundo ele, o Governo do Ceará vem, cada vez mais, reforçando sua estrutura de segurança e já está no seu 20º mês consecutivo de redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio.”O Ceará mudou completamente o cenário da segurança e melhorou consideravelmente os principais indicadores criminais. Hoje, é referência nacional em inovação e tecnologia aplicadas à Segurança Pública”, destacou.
A presidente da Sociedade Consular do Ceará, Fernanda Jansen, destacou que a ideia dos integrantes é manter uma relação estreita com os órgãos de segurança pública para compreender os processos e atuar de forma mais dinâmica e eficiente.

Estrutura

O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, informou que a Deprotur tem estrutura com acessibilidade, com profissionais habilitados em múltiplas línguas (inglês, espanhol, francês e alemão) para atender demandas de estrangeiros e turistas.
Já o comandante geral da Polícia Militar, Cel Alexandre Ávila de Vasconcelos, disse que o atendimento ao turista é uma prioridade da segurança pública no Ceará. Segundo ele, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR) possui 710 policiais militares, distribuídos em locais de grande fluxo, como Fortaleza, litorais leste e oeste, e alguns deles bilíngues para atendimento ao estrangeiro no Aeroporto de Fortaleza, Jericoacoara e Beira Mar.
Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel Luís Eduardo Soares de Holanda, informou que os batalhões de salvamento estão habilitados para as ocorrências de kitesurf, prática esportiva muito procurada pelos estrangeiros no Ceará, e as ambulâncias são posicionadas em áreas estratégicas para atendimento no litoral leste e oeste. Informou também sobre um novo posto, que está em funcionamento desde julho, em Jericoacoara.
O Perito Geral do Estado, Ricardo Macedo, destacou que o trabalho da Perícia Forense do Ceará é referência Iberoamericana e o Estado vem cada vez mais investindo na estrutura, principalmente melhorando o atendimento no Interior.
Fonte: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2




Páginas