CLIC do Festival Icozeiro é finalista nacional do 4ª Prêmio IPL- Retratos da Leitura - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CLIC do Festival Icozeiro é finalista nacional do 4ª Prêmio IPL- Retratos da Leitura



O Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto, projeto que integra desde 2013 a programação do Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO é finalista nacional da 4ª edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura da categoria Organizações da sociedade civil (OSCs) – entidades não governamentais e sem fins lucrativos (OS, OSCIPs e ONGs).

Realizado pelo Instituto Pró-Livro, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sem fins lucrativos, o Prêmio visa valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro. FINALISTA NACIONAL - O CLIC, que faz parte do Festival Nacional Icozeiro, é realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), e também integra a Plataforma Pró-Livro, que mapeia e registra projetos culturais de todo o Brasil. Por ser finalista, o CLIC já recebeu o Selo do Prêmio e luta ainda pelo troféu de premiação. 


De 216 projetos inscritos de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, apenas 42 foram selecionados como finalistas da edição de 2019 e estão distribuídos em quatro categorias: Bibliotecas, Cadeia Produtiva, Mídia e Organizações Sociais Civis.

O resultado dos premiados será divulgado apenas na cerimônia oficial, marcado para o dia 04 de dezembro, em São Paulo – SP, Na UNIBES Cultural, com a presença do patrono do Prêmio 2019, Pedro Bandeira. Serão premiados três projetos de cada categoria.

HISTÓRIA - O CLIC foi criado para ampliar a ação do Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO no âmbito da literatura. Além disso, homenagear um dos grandes poetas icoenses, com relevante trabalho para a Cultura local, regional e estadual, o poeta José de Oliveira Neto. “Zé de Oliveira”, como era mais conhecido (1933-2004), foi violeiro, repentista, trovador, poeta e escritor. Deixou pronto "Esta Poesia é Minha" e outras 12 obras.

O CLIC ainda busca reafirmar a força literária icoense, terra de Adília de Albuquerque Morais (escritora e cronista), Ana Nogueira Batista (escritora), Álvaro Gurgel (fundador da Academia Cearense de Letras) e Heráclito Graça (escritor e integrante da Academia Brasileira de Letras). Nas seis edições do CLIC, cerca de 300 literatos do Brasil e do exterior participaram do projeto literário.



_________________
* Com informações da Assessoria de Comunicação do IX Festival Nacional Icozeiro - Festival da Cultura Icoense e da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas