Ventos fortes: Ceará tem 3 municípios entre os 10 do Brasil com maiores médias em outubro - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




TV Portal

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Ventos fortes: Ceará tem 3 municípios entre os 10 do Brasil com maiores médias em outubro

(FOTO: Tim Mossholder/Unsplash)
Com média pluviométrica de apenas 3,9 milímetros, outubro é um dos meses que menos chove no Ceará, porém, entre as características climáticas desta época, está a variação da velocidade dos ventos, tornando-os mais fortes e mais constantes.
Na lista os municípios do estado monitorados pela Funceme e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que tem maior média é Acaraú, localizado no Litoral Norte. Com 19,8 km/h, fica atrás somente de Porto das Pedras (AL) e Parnaíba (PI) que têm médias de 20,8 km/h e 20,1 km/h, respectivamente.

VENTOS FORTES

BRASIL - 10 maiores velocidades médias em outubro (em km/h)

PORTO DE PEDRAS (AL)
20,9
PARNAÍBA (PI)
20,2
ACARAÚ (CE)
19,8
MOSSORÓ (RN)
19,1
JAGUARUANA (CE)
18,7
ÁGUA BRANCA (AL)
18,4
CAMPOS SALES (CE)
18,4
PATOS (PB)
18,4
CABROBÓ (PE)
18
NATAL (RN)
18
Como porta de entrada de turistas estrangeiros do Nordeste, o Ceará vem se consolidando como um dos principais destinos do Brasil para os esportes náuticos justamente pelos bons ventos. 
Segundo o meteorologista da Funceme David Ferran, estas condições privilegiadas estão relacionadas ao clima e localização geográfica. “Estamos na região dos ventos alísios, que têm a característica de serem bastante constantes, tanto na frequência, como na intensidade. As rajadas variam entre 27,7 e 46 km/h. Outras regiões como Havaí e Caribe também são atingidas por esses ventos, mas nós temos também a vantagem de termos praias longas e pouco frequentadas, além de não termos ocorrência de ataques de tubarão”, afirma.
Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas