Concurso da Seduc será homologado este ano - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




TV Portal

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Concurso da Seduc será homologado este ano

Fotos - Ariel Gomes e Nívia Uchoa 
O concurso promovido pelo Governo do Ceará para a contratação de 2.500 professores efetivos para a Secretaria da Educação (Seduc) será homologado ainda este ano, garantiu o governador Camilo Santana durante bate-papo com a população em suas redes sociais, nesta terça-feira (1º). O prazo de validade do concurso será de dois anos a partir da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado, podendo o Estado prorrogar por igual período, desde que não vencido o primeiro prazo.
“Até o final do ano estarei homologando esse concurso, compromisso assumido anteriormente, para que vocês tenham a garantia e a certeza que esse concurso será validado pelo Estado. Para mim, é importante fazer esse diálogo com vocês de forma direta e franca”, garantiu Camilo Santana, que informou sobre o planejamento do Governo para novos processos seletivos. “Vou fazer ainda para a polícia, para a área da saúde, Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), Sefaz (Secretaria da Fazenda)”, disse.
O governador lembrou que o Ceará é um dos poucos estados que contratou servidores em grande quantidade nos últimos anos diante da crise que o país atravessa. “Quero lembrar às pessoas que realizaram concursos do Estado é que tenho procurado honrar os meus compromissos mesmo com todas as dificuldades. Tem estado que é o dobro do Ceará e chamou recentemente 60 policiais do concurso. Eu chamei 10 mil profissionais de segurança pública. Fiz concurso para o Detran, que há 35 anos não tinha concurso, e chamei todos os 383 concursados em 2019. Fiz para a Secult e já anunciei a convocação dos 102 para novembro deste ano. Fiz concurso para agentes penitenciários. Chamei mil, depois mais 440 e já anunciei a convocação de mais 192. Fiz para as três universidades públicas do Estado (Uece, Urca e Uva) e chamei todos. Fiz para várias áreas, inclusive temporárias. E no meu governo chamei todos os professores do último concurso feito pelo ex-governador Cid Gomes”, enfatizou Camilo.

Estradas

As chuvas que caíram no Ceará em 2019 danificaram muitas rodovias estaduais, dificultando a trafegabilidade por esse locais. Com o objetivo de gerar mais conforto e segurança aos transeuntes, o Governo do Ceará elaborou um projeto para recuperar essas estradas, que já vem sendo tocado há mais de dois meses. Visando dar mais transparência ao trabalho, Camilo Santana comunicou como está o andamento desse processo.
“Já foram entregues a CE-531, que vai para o Icaraí, a CE-393, no município de Abaiara, e a CE-386, que liga o Arajara a Caldas, em Barbalha. Outros quatro trechos estão sendo sinalizadas, sete já estão pavimentados e aguardam sinalização, mais 13 trechos se encontram com obras em andamento e mais dez começam agora em outubro. São 59 trechos em todo o Estado, 29 segmentos de acesso às rodovias federais. No total, são 1.732 km de CE’s que estão sendo restauradas e recuperadas. O investimento do Estado é de cerca de R$ 220 milhões e as melhorias estão alcançando 86 municípios cearenses. As obras foram licitadas em cinco lotes. Só nessas obras de recuperação de estradas são mais de seis mil pessoas empregadas no momento”, atualizou o chefe do Executivo.

Rigidez no combate a atos criminosos

O governador aproveitou o diálogo com a população para falar sobre as ações que o Estado tem tomado para combater os recentes atos criminosos registrados no estado, bem como a continuidade do rigor nos procedimentos adotados internamente nas unidades prisionais. “Temos feito reuniões todos os dias para acompanhar e tomar decisões importantes em relação aos crimes desses grupos que tentam intimidar o Estado. Vocês sabem da minha determinação de investir em segurança e dar mais tranquilidade ao povo cearense. Desde o primeiro dia tenho mandado o recado que não vamos recuar um milímetro. A possibilidade de retornar regalias no sistema prisional é zero. Vamos cada vez mais cumprir a lei dentro dos presídios. Já prendemos 147 pessoas durante essa semana e quem cometer qualquer tipo de crime será preso”, reforçou.
Para o governador, esses casos são a prova que o Estado tem gerado o enfraquecimento das organizações criminosas através da adoção de medidas ainda mais rígidas em presídios. “Fizemos uma grande intervenção no sistema prisional, porque era lá de dentro que funcionava uma espécie de escritório do crime. Tomei a decisão de fazer com que a lei fosse cumprida. Para isso me preparei, contratei agentes penitenciários, construí novas unidades prisionais, criei uma secretaria para cuidar do sistema prisional, e todo mundo acompanhou o que ocorreu em janeiro, o crime tentando reagir contra a postura do Estado. Todos os indicativos de criminalidade estão diminuindo e estamos desmantelando o crime organizado, desarticulando seus negócios, prendendo e transferindo líderes, acabando com regalias dentro do sistema e isso tem incomodado o crime organizado”, comunicou. O Ceará deverá ter novas unidades do sistema prisional inauguradas em novembro.

Perguntas e respostas

Questionado sobre a inauguração da Policlínica de Maracanaú, Camilo informou que a previsão é que a população já possa ter à disposição os serviços em dezembro próximo. “Estamos fazendo os últimos ajustes de instalação de equipamentos e próxima semana inicia a seleção para a contratação de pessoal, então, até dezembro nós vamos inaugurar. A policlínica vai atender a população não só de Maracanaú, mas dos municípios vizinhos também”, falou o governador.
Importante na atração de visitantes para a Serra da Ibiapaba, o Bondinho de Ubajara está sendo reformado pelo Governo do Ceará. Camilo Santana informou que a intervenção já está quase concluída e que deve ser entregue ainda em 2019. “Já está praticamente pronto. É uma obra importante que o Estado tem feito. É um patrimônio importante para o turismo daquela região. Foram investidos R$ 12 milhões para recuperar e devolver à população cearense e aos turistas o Bondinho de Ubajara”, concluiu.
Fonte: Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas