Ceará chega ao 18° mês de queda nos CVLIs com redução em todas as regiões - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




TV Portal

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Ceará chega ao 18° mês de queda nos CVLIs com redução em todas as regiões



O secretário André Costa revelou que, em breve, as equipes nas ruas utilizarão mais uma tecnologia desenvolvida pela SSPDS: o reconhecimento facial por meio de um smartphone
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nesta quinta-feira (10), as estatísticas referentes ao 18° mês seguido de queda nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará. Em Fortaleza, a redução já chega ao seu 19° mês consecutivo. No acumulado dos nove meses de 2019, o Estado registrou uma retração de 52,3% se comparado ao balanço do mesmo período do ano passado. No total, são 1.830 mortes a menos. As informações serão repassadas durante coletiva de imprensa ocorrida na sede da pasta, em Fortaleza, com a presença do secretário da SSPDS, André Costa; e os gestores das vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.
Os CVLIs englobam os casos que se enquadram como homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Em 2019, de janeiro a setembro, a maior queda foi registrada em Fortaleza, com menos 57,2%, indo de 1.157 para 495. Em seguida, vem o Interior Norte, indo de 699 para 324, com 53,6% de redução. A Região Metropolitana registrou diminuição de 48,7%, caindo de 1.004 para 515. Já o Interior Sul foi de 641 CVLIs pra 337, com 47,4% de queda.
Em sua fala, o secretário da SSPDS destacou como as estratégias e medidas adotadas pela Segurança Pública cearense têm impactado na melhoria dos índices. “Insistiremos nessas políticas adotadas e aprimoradas ao longo dos meses. Pela Polícia Militar, continuaremos com a presença dentro das comunidades, que até então registravam os maiores índices de violência, e que hoje chegam a zerar o número de crimes. Pela Polícia Civil, reforçar cada vez mais os trabalhos de investigação. Conseguimos tirar presos de delegacias, e agora estamos retirando veículos para que o policial possa se dedicar, cada vez mais, ao trabalho de investigação. E estamos conseguindo isso, por exemplo, com o aumento da resolutividade dos CVLIs”, disse.
O gestor revelou ainda que apresentará, em breve, a utilização de mais uma tecnologia que fortalecerá o trabalho realizado pelos agentes de segurança nas ruas. “Continuaremos investindo na área tecnológica, disponibilizando, cada vez mais, informações de qualidade para o policial que está na ponta. Vamos mostrar hoje, em reunião, a nova versão do nosso aplicativo PCA (Portal do Comando Avançado), que já vinha identificando pessoas por meio de um aplicativo e um leitor biométrico conectado a um smartphone. É importante destacar que ninguém possui esse equipamento a nível de América Latina ou Europa, pelo que temos conhecimento. Agora, lançaremos, ainda neste mês, o reconhecimento facial com a câmera de um celular. Utilizaremos toda a base de RGs do Estado, de 2007 para cá, com fotos de melhor qualidade. Esse recurso já foi usado por algumas equipes, que obtiveram grande sucesso”, pontuou.

Setembro de 2019

bro último, que se consolidou, no Estado, como o 18° mês seguido de queda nos CVLIs, registrou 53,2%. O território que apresentou o melhor índice foi Fortaleza, com 63,3% de redução, indo de 120 para 44. Em seguida, veio o Interior Sul, com 54,5%, indo de 77 para 35. O Interior Norte foi de 86 para 40, com diminuição de 53,5%. Já a Região Metropolitana foi de 108 casos para 64, com redução de 40,7%. No total, foram 208 mortes a menos em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas