Atitudes simples estimulam qualidade de vida na Terceira Idade - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Atitudes simples estimulam qualidade de vida na Terceira Idade

Arte gráfica: Fabio dos Santos
É natural que haja algumas alterações no organismo e nas funções vitais das pessoas com o envelhecimento, causando uma diminuição da reserva fisiológica. É o que afirma a médica geriatra Raquel Pessoa, do Grupo Técnico do Idoso da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Os órgãos possuem uma reserva para funcionar. Se um jovem tem uma pneumonia, o pulmão tem mais reservas e não entra em colapso de função. Já o idoso tem uma reserva menor. Raquel Pessoa comenta alguns cuidados importantes para ter durante o envelhecimento, fortalecendo suas reservas fisiológicas.
Atividades físicas
“Umas das principais ações que se pode fazer para manter hábitos saudáveis é praticar atividades físicas”, comenta Raquel, enfatizando a importância da regularidade e não somente a intensidade.
A médica aborda a necessidade de praticar exercícios que possam trabalhar vários aspectos da saúde física, como pilates, hidroginástica e caminhada. “Você faz exercício para fortalecimento dos membros inferiores, flexibilidade, equilíbrio e treino da marcha. Ou seja, o treino de caminhada, que tem como propósito reduzir o risco de quedas, minimizando ou contendo a alteração do equilíbrio”, afirma Raquel.
Dieta saudável
Além da atividade física, é necessário desenvolver uma dieta saudável com uma alimentação cada vez mais livre de ultraprocessados, que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes.
Uma alimentação saudável aliada à prática de exercício físicos pode impedir surgimento ou estabilizar o convívio com doenças como hipertensão, diabetes e a dislipidemia (elevação do colesterol alto).
Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas