Cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Governo do Ceará já capacitaram mais de 225 mil estudantes e trabalhadores - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br

Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria

Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Governo do Ceará já capacitaram mais de 225 mil estudantes e trabalhadores

(Fotos - Chico Gomes, Divulgação, Drawlio Joca)
Mais de 225 mil cearenses receberam capacitação profissional, somente de 2015 a 2018, através de programas de formação mantidos pelo Governo do Ceará. Investir na capacitação dos cearenses é o primeiro passo para garantir competitividade e o desenvolvimento sustentável da economia do Estado. Através de políticas inovadoras de formação profissional, oferecidas pelas secretarias da Educação (Seduc), da Ciência e Tecnologia (Secitece), da Cultura (Secult), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), estão sendo abertas mais oportunidades para estudantes e trabalhadores, gerando emprego e renda em todo o Ceará.
A política de capacitação profissional já começa na educação básica. O número de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) saltou de 25, em 2008, para 119 unidades de ensino em 2018, espalhadas por 94 municípios. São 52 cursos técnicos que já formaram 50 mil alunos. Através de vínculo com instituições parceiras, são garantidos estágios remunerados aos estudantes. Hoje, 16 mil oportunidades de estágio são asseguradas.
As escolas reúnem, além do espaço físico adequado, moderno, uma grade curricular que oferece opções dentro das vocações regionais do Estado. São cursos como: Enfermagem, Nutrição e Dietética, Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Administração, Comércio, Contabilidade, Informática, Redes de Computadores, Design de Interiores , Multimídia, Produção de Áudio, Petróleo e Gás, Agronegócio, Mineração, Guia de Turismo entre outros.

Cultura

A Secult oferece cursos de capacitação na Casa de Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, no Centro Cultural do Grande Bom Jardim, no Porto Iracema das Artes, na Vila da Música, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco (EGSIDB), entre diversos outros equipamentos. Mais de 25 mil pessoas já foram formadas nesses cursos da Secult.

Um desses jovens cearenses que receberam capacitação profissional é Renato Nascimento, 18 anos, que fez o curso profissionalizante de Panificação na Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, instituição ligada a Secretaria da Cultura. Renato mora perto da EGSIDB e conta que acompanhou a construção e sonhava estudar no local. E revela seu contentamento em ter concluído o curso e hoje já trabalhar em uma padaria.

Ciência e Tecnologia

Na área da Secitece, foram 42.577 alunos formados nos CVTs, CVTECs e Fatec, que são equipamentos que oferecem educação profissional e tecnológica. De 2015 a 2018, 16.175 alunos foram formados nas universidades públicas estaduais – Uece, UVA e Urca, e a Universidade de Trabalho Digital (UTD), no mesmo período, formou 4.658 alunos. No total, 63.410 pessoas foram capacitadas pela rede de educação superior, profissional e tecnológica do Estado, de 2015 até o ano passado.

Proteção Social

A SPS é a secretaria responsável por programas como o Primeiro Passo, Criando Oportunidades, Transformando Vidas, Empreendedor Criativo, pelos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), pelo Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) e pela Escola de Vida Sabor e Arte (Evisa). Nesses equipamentos, 79.482 pessoas já foram capacitadas. Um desses cursos é o de Bartender, que abrirá 30 novas vagas este mês de setembro.
Os cursos profissionalizantes da Cagece são outra alternativa de capacitação para o mercado de trabalho. São 185 capacitações e 3.740 trabalhadores capacitados em cursos como de Atendimento ao Cliente, Excel Avançado, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Informática Básica, Redação, Bombeiro Hidráulico, entre outras.
Fonte: Ascom Casa Civil / Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas