Aluno de Tauá conquista medalha em Olimpíada de Astronomia - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




TV Portal

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Aluno de Tauá conquista medalha em Olimpíada de Astronomia


O estudante do campus de Tauá do IFCE Samuel Ribeiro conquistou medalha de prata na XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com o resultado, divulgado nesta semana, o aluno do terceiro ano do curso técnico integrado em Redes de Computadores está apto a participar da seletiva para as olimpíadas internacionais. Samuel é o único medalhista de Tauá oriundo de uma instituição pública de ensino.
A competição é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o território nacional. A prova, realizada em fase única e constituída de dez questões, foi aplicada em maio deste ano.
Samuel conta que já vinha se preparando para a OBA desde 2015, tendo conquistado medalha de bronze nas duas últimas edições da competição. Desta vez, a nota 8 garantiu a prata. Participar da olimpíada é, segundo ele, uma forma de valorizar o conhecimento acumulado nos últimos anos. "Eu vivi a minha infância assistindo a documentários e estudando, e a olimpíada foi uma forma de poder dizer que as horas de estudo serviram para alguma coisa", afirma.
O interesse pela ciência o acompanha desde quando era uma criança curiosa a fazer perguntas que sua mãe nem sempre sabia responder, o que o fez buscar outras fontes de conhecimento. A primeira paixão foi a geologia, depois veio a biologia e, por fim, a astronomia e a astrofísica, que ele conheceu na série ABC da Astronomia, produzida pela TV Escola. "Foi aí que eu comecei a estudar e, quanto mais eu estudava, mais vontade eu tinha de aprender aquilo", diz. Hoje, aos 17 anos, ele planeja se formar em Física e se especializar na área de Astrofísica.
Olimpíadas internacionais
Todos os participantes da OBA que obtiveram nota maior ou igual a 7 poderão participar da seletiva para as olimpíadas internacionais de astronomia. No âmbito do IFCE, foram pré-selecionados estudantes dos campi de Tauá, Caucaia, Juazeiro do Norte e Fortaleza. A seletiva será composta por três fases que, ao final, classificarão dez estudantes: os cinco primeiros participam da XIV Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e os cinco últimos competem na XII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Fonte IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2

Páginas