HGCC estimula apoio do pai e da família na Semana do Aleitamento Materno - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br


Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria




Web Rádio Portal de Notícias CE

TV Portal

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

HGCC estimula apoio do pai e da família na Semana do Aleitamento Materno

(Arte gráfica - Jeorge Farias)
Para fortalecer o apoio do pai e da família no incentivo à amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano traz a temática “Incentive a família, alimente a vida”. Até 7 de agosto, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará, contará com programação no Banco de Leite Humano da unidade para incentivar, estimular e reforçar o aleitamento materno e a doação de leite.
Como parte das ações, os profissionais do banco visitam setores do HGCC. A “Blitz da Amamentação” pretende incentivar as mães ao aleitamento, além de tirar dúvidas e debater sobre o tema. Como hospital Amigo da Criança, a unidade promove o fortalecimento de todas as partes envolvidas no aleitamento materno estimulando a participação dos colaboradores nas políticas de apoio à mãe e ao recém-nascido. Atualmente, o Brasil tem 317 hospitais Amigos da Criança.
Na terça-feira, 6, a partir das 9h, o Auditório da Videoconferência do hospital reunirá pais e familiares para orientá-los sobre a importância da amamentação no vínculo afetivo da família. Será abordada a inserção da figura paterna no cuidado, para que eles entendam o processo de amamentação, seu papel e possam contribuir ajudando as mães.
Presença paterna
Ruben Nunes da Silva, de 20 anos, pai da pequena Luna, de quatro dias, relatou sobre seu papel no período de amamentação. “Da minha parte, é muito importante ajudar a minha esposa, principalmente de madrugada. Trabalho fora durante o dia, mas à noite, esqueço o cansaço e vou auxiliá-la”. Ele esteve no Banco de Leite Humano para o atendimento da companheira. “Tento ser um pai presente o máximo que posso”, completa.
Karollynne Nascimento Morales Gomes, esposa de Ruben, está na primeira semana de amamentação, considerada pelos especialistas a mais difícil. Ela veio ao banco devido não conseguir amamentar corretamente seu bebê. “Tem sido complicado, mas meu companheiro tem ajudado. Para mim a amamentação é o alimento que minha filha precisa”, afirma. A mãe seguiu a indicação da avó da criança sobre o Banco de Leite Humano do HGCC e recebeu orientações sobre o aleitamento materno.
Para a enfermeira do Banco de Leite Humano do HGCC, Lia Matos Torquato, a participação do pai nesse processo é essencial. Ela enfatiza a relevância do apoio dos pais e da família no período de lactação. “É fundamental a presença do companheiro para que a mulher não se sinta fragilizada e saiba que não está sozinha. O apoio dos pais e de familiares é necessário nessa fase”, explica.
“Quando a mulher sente que não está sozinha, a amamentação funciona melhor. O apoio psicológico do pai é importante. Durante o pré-natal reforçamos a participação dos dois no aleitamento. A licença paternidade serve justamente para permitir esse apoio”, ressalta a enfermeira.
Banco de Leite Humano

O banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals é a referência em aleitamento materno no Estado sendo o único com funcionamento 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. Contato: (85) 3101-5367 ou 0800.268.5678.
Assessoria de Comunicação do HGCC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2




Páginas