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quarta-feira, 14 de agosto de 2019

CODED/CED inicia Programa de Formação Continuada de Professores


A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) iniciou na última segunda-feira, na plataforma AVACED, o Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos, que tem por objetivo realizar cursos para os docentes da rede pública estadual de ensino.
Os professores interessados devem estar lotados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e nos ambientes pedagógicos como Laboratórios Educacionais de Informática (LEI), Laboratórios Educacionais de Ciências (LEC) e Centros de Multimeios. Com a mobilização e acompanhamento das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), tutores e cursistas terão um percurso de agosto a dezembro para o aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas do ensino.
Em 2018, foi realizada a versão piloto do curso, na qual a Seduc certificou 882 professores que participaram do seminário de socialização das práticas docentes, materializadas na sala de aula, como desdobramento das proposições dos cursos. Alguns desses trabalhos foram selecionados para a publicação na Revista Docentes, conforme as normas do seminário e, em 2019, os autores foram convidados para apresentá-los na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará (16 a 25 de agosto).

Nesta edição de 2019, o curso abrange também os professores lotados no Centro de Multimeios, compreendendo a importância destes profissionais no desenvolvimento de todos os trabalhos pedagógicos da escola.
O seminário no final de cada itinerário, com 10 horas-aula, constitui-se em um momento de culminância para a partilha das práticas desenvolvidas na sala de aula a partir das experiências vivenciadas pelos professores, mobilizando os conteúdos trabalhados durante a formação. Os trabalhos finais, depois de avaliados, ainda podem ser selecionados para publicação na Revista Docentes em sua edição de 2019.
Com este programa de formação aos professores, a Seduc busca intensificar práticas didáticas e metodológicas, proporcionando uma aprendizagem dinâmica, significativa e equânime em diferentes espaços pedagógicos que a escola possui.
Confira a tabela com o quantitativo de professores matriculados por Crede e Sefor em 2019.
Fonte: Suduc 

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