Volta às aulas é oportunidade para atualizar caderneta vacinal - Portal de Notícias CE

Portal de Notícias CE

www.portaldenoticiasce.com.br



Última Hora

Divulgação topo

Divulgação 1 Matéria





TV Portal

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Volta às aulas é oportunidade para atualizar caderneta vacinal

(Arte gráfica: Jeorge Farias)
O período de volta às aulas é um momento importante para que os pais fiquem atentos à atualização da caderneta de vacinação dos filhos. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) reforça que a vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção por estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos que destroem os micro-organismos invasores. A medida evita a ocorrência de doenças entre crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente escolar.
As vacinas em dia previnem doenças. Confira aqui a lista. Em alguns casos, a desinformação de uma pequena parcela da população quanto à segurança e eficácia é responsável pela redução no número de crianças imunizadas.
A informação adequada é o melhor caminho para a proteção de doenças que podem ser evitadas, a atualização da caderneta de vacina pode ser feita em qualquer posto de saúde da capital e do interior do Estado.
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que 20 milhões de crianças em todo o mundo – mais de uma em cada dez – perderam no ano passado vacinas, como o sarampo, a difteria e o tétano.
A supervisora do Núcleo de Imunização da Sesa, Ana Rita Cardoso, alerta para a necessidade de os pais estarem atentos para a imunização contra o sarampo e outras doenças já erradicadas.“Embora o Ceará não registre casos de sarampo desde 2015, a imunização desta e de outras doenças é importante. Vacinar, além de proteger, beneficia a saúde de toda a comunidade. Por isso, reforçamos que crianças e adolescentes estejam com a situação vacinal em dia”, explica.
“A vacinação é uma estratégia primordial para reduzir a ocorrência das doenças imunopreveníveis. O período escolar é ótima oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação, não só dos pequenos, mas de toda a família”, reforça Ana Rita.
O uso de vacinas tem maior custo-benefício no controle de doenças imunopreveníveis que o de medicamentos. Segundo o Unicef, para cada US$ 1 gasto em imunização infantil até US$ 44 retornam em benefícios. As vacinas são o resultado de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, são seguras e consideradas essenciais para a saúde pública. Elas podem ser constituídas de moléculas, micro-organismos mortos ou micro-organismos vivos atenuados.
Não compartilhe informação falsa
Com saúde não se brinca. Circulam nas redes sociais falsas informações sobre a imunização, as chamadas fake news. É importante não compartilhar boatos sobre as vacinas que possam trazer prejuízos à saúde das crianças e da população em geral.
Assessoria de Comunicação da Sesa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Matéria 2


Páginas